Foto: Internet
Foto: Internet

Que o chocolate amargo possui diversos benefícios para a saúde e bem-estar, todo mundo já sabe. Mas além disso, ele tem outra propriedade muito importante e curiosa: a anticariogênica. Isso siginifica que ele previne o aparecimento de cáries.

Apesar de sua composição conter açúcar, um dos maiores responsáveis pelo desenvolvimento da cárie, o chocolate amargo possui flavonoides benéficos que inibem sua ocorrência. A substância chamada teobromina, presente em maior quantidade no chocolate com teor de 80% de cacau, elimina o Streptococcus mutans, bactéria encontrada na cavidade oral, que contribui para a cárie dentária.

“A teobromina é responsável pelo sabor amargo presente no chocolate preto e, por ser encontrada em grande quantidade, essa propriedade acaba sendo eficaz na prevenção da cárie bucal” explica Vanderli Marchiori, nutricionista da ABICAB (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados).

Leia também:  O revés das dietas sem glúten

Outro ponto lembrado pela nutricionista é sobre o consumo em conjunto com outros alimentos. “Para que a teobromina faça algum efeito e elimine a bactéria presente na boca, o chocolate deve ser consumido sozinho, caso contrário, a cárie pode ocorrer”, afirma a nutricionista, que ainda ressalta a importância da escova de dente.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.