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Como alerta para o Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16 de outubro, a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) chama a atenção para os cuidados no aparelho digestivo. Devido à correria do dia a dia, algumas pessoas ficam mais propensas a desenvolver irritações no aparelho digestivo devido aos excessos de alimentos e bebidas consumidos que agridem a mucosa do estômago e predispõem a azia, como comidas de rua, bebidas gaseificadas e alcoólicas. É o que afirma o endoscopista Gustavo Andrade de Paulo.

“O consumo em excesso destes líquidos aumenta a acidez do suco gástrico que podem provocar uma gastrite podendo até levar ao aparecimento de uma úlcera”, alerta o especialista.

Ainda de acordo com o endoscopista, uma dieta rica em líquidos (água e sucos), legumes, verduras, fibras e frutas é o correto para haver um equilíbrio na flora intestinal.

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O especialista também dá dicas de alimentação para manter a saúde do aparelho digestivo em dia. Confira abaixo:

1 – É necessário um maior consumo de água. O corpo funciona melhor quando se toma água de forma adequada, cerca de dois litros por dia. A água é fundamental para o funcionamento dos órgãos, no aparelho digestivo, tem grande importância nos intestinos facilitando a digestão e absorção de nutrientes.

2 – As hortaliças como legumes e verduras além de serem “frescos” e “leves” são muito ricos em água, vitaminas, minerais e fibras. As fibras auxiliam a digestão e formação do bolo fecal desempenhando uma importante ação reguladora que protege os intestinos. “Quando nos alimentamos adequadamente, o organismo está predisposto a minimizar os efeitos do álcool evitando, desta forma, aquela ressaca mais branda. Contudo sempre é bom apreciar com moderação”, inclui De Paulo.

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3 – Frutas são também muito ricas em nutrientes. Elas possuem água, fibras, vitaminas e sais minerais sendo excelentes para consumir o ano todo.

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