Campanha Rosa azul do AATI Rondonópolis. Foto: Varlei Cordova/AGORAMT
Campanha Rosa azul do AATI Rondonópolis. Foto: Varlei Cordova/AGORAMT

O Conselho do Idoso por meio da Secretária de Saúde lançou nessa quarta-feira (28) a campanha “Movimento Rosazul”. Que tem por objetivo conscientizar a sociedade sobre a prevenção do câncer. A primeira ação da campanha aconteceu na Associação de Apoio a Terceira Idade (AATI), situada no Sagrada Família.

Zuleida da Silva Carvalho. Foto: Varlei Cordova/AGORAMT
Zuleida da Silva Carvalho. Foto: Varlei Cordova/AGORAMT

Depois de uma reunião mensal do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, os membros decidiram iniciar uma campanha informativa sobre a prevenção do câncer. “O idoso tem que estar esclarecido sobre sua saúde, ainda mais sobre o câncer, que é uma doença silenciosa, que se tratada no início tem mais chances de cura”, relata a Gerente Municipal da Saúde do Idoso, Zuleide da Silva Carvalho.

Leia também:  Carro estacionado em local proibido gera transtorno no Centro

A campanha iniciou nesse fim de mês (28) e se estenderá até o final de novembro. As palestras acontecerão nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e Centros de Convivência, a programação dos eventos terão palestras, sorteios de brindes e lanches.

Lindomar Lemes dos Santos. Foto: Varlei Cordova/AGORAMT
Lindomar Lemes dos Santos. Foto: Varlei Cordova/AGORAMT

O presidente do Conselho Municipal dos Idosos, Lindomar Lemes dos Santos, diz que com a campanha vai ser possível quebrar tabus, “o idoso tem que passar a compreender a importância de se prevenir, contra o câncer e fazer os exames regularmente. Mas não só o idoso, mas qualquer pessoa, pois o câncer pode atacar tanto uma criança como um idoso. Então é importante a conscientização, para assim encaminhar o máximo de pessoas a fazerem os exames”, conta.

Leia também:  Próximas 72h são decisivas para o transporte coletivo de Rondonópolis

Na AATI os idosos presentes assistiram a uma apresentação da Doutora Isaura Barros Muniz, do Programa Saúde da Família (PSF) Parque das Rosas, onde orientou os presentes sobre o câncer de colo de útero, mama, próstata e de pele, ainda relatou em entrevista que a falta de prevenção em sua maioria não acontece só com os idosos, “ ainda enfrentamos o problema que os homens são muitos receosos em realizarem o exame de rotina de próstata”, relata.

Nestina Rodrigues de Souza. Foto: Varlei Cordova/AGORAMT
Nestina Rodrigues de Souza. Foto: Varlei Cordova/AGORAMT

Na oportunidade a professora aposentada Nestina Rodrigues de Souza, 64, relatou a importância das palestras para os idosos, “ a gente não pode ficar fixado em só fazer e participar de festas, temos que assistir a essas palestras educativas também, pois a gente idoso muitas vezes deixamos a desejar em relação a prevenção, então esses eventos nos dá um ânimo para poder estar realizando os exames corretamente”, diz.

Leia também:  Servidores do Detran anunciam greve em todo o estado nesta segunda

A palestra é destinada ao público idoso, mas qualquer pessoa pode estar participando, basta se informar no PSF mais próximo de sua residência e perguntar aonde está acontecendo as palestras.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.