Olá Pessoal!

“Precisamos nos sentir protegidos dentro de casa, num lugar seguro e aconchegante. E o crochê pode nos trazer todas essas sensações”, disse a arquiteta Ursula Brinker.

O crochê aparece como tendência para o segmento na decoração de interiores. Prático e barato, o artesanato remete à memória afetiva e traz aconchego e cor a casa, além de originalidade. O material pode ser usado em diversos ambientes da casa e com diferentes funcionalidades. Geralmente é utilizado para revestir bancos, cadeiras e almofadas, além de encapar pufes, lustres, luminárias e até vasos de planta.

Cresci vendo minha mãe fazer várias coisas com a técnica do crochê e hoje posso deixar claro meu amor por objetos com esse elemento. Muitas pessoas acham que por ser de crochê é brega e é antigo, mas a proposta é ficar algo vintage e romântico.

Leia também:  Veja como usar a base neutra na decoração | Decore Agora

croche

As produções artesanais feitas em crochê estão na moda e vieram para ficar. Desde os tempos da vovó, esse trabalho possui a tradição de criar peças charmosas e acolhedoras, que ficam bem em todos os cômodos da residência.

CURIOSIDADE:
A palavra Crochê vem de um termo existente no dialeto nórdico, que significa gancho, referindo-se a forma do bico da agulha de Crochê que puxa os pontos. Tem sua origem também na palavra francesa “croc”, que em francês tem o mesmo significado.

BATE PAPO:
Para a especialista, essa arte é bem-vinda em qualquer tipo de decoração, ou seja, nas mais descontraídas, com peças coloridas, nas rústicas ou praianas, com peças claras, e também em ambientações sofisticadas, usando peças com pontos bem elaborados e acabamentos delicados.

Leia também:  Veja como usar a base neutra na decoração | Decore Agora

A beleza do crochê pode ser explorada tanto numa peça única, que seja o ‘centro das atenções’ do ambiente, como também em peças pequenas. Há ainda a possibilidade de misturar itens grandes e pequenos, desde que haja equilíbrio: “Um exemplo seria ter na sala de estar um lindo pufe com uma cor marcante e almofadas em tons mais neutros misturadas, feitas de tecido e de crochê”.

02

A moda está a favor desse artesanato, mas em uma versão muito mais moderninha. Na decoração da casa o crochê entra como destaque nos móveis, acessórios e até em funcionalidade. E não tem como não se apaixonar, o charme é garantido!

03

Uma forma bem clara de trabalhar o crochê é você usar como mantas ou colchas para cama.

Leia também:  Veja como usar a base neutra na decoração | Decore Agora

04

Outra forma de decorar a casa é usando os tapetes de crochê. Os tapetes com uma cor única deixa o ambiente super chique e mais neutro. Já os com desenhos em formatos diferentes deixam o ambiente descontraído e alegre.

DICA:
Para quem deseja incorporar a nova tendência à decoração de casa, a dica é, antes de colocar a peça em uso, aplicar uma camada de spray para nobuck (o mesmo utilizado em sapatos de couro ou camurça) sobre toda a superfície. O produto torna o material impermeável e evita o acúmulo de sujeira.

E tem para a criançada!

05

Com um quê de retrô, o crochê confere um charme todo especial a ambientes contemporâneos que resulte em ambientes menos óbvios.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.