Agora MT Variedades Saúde e Bem-estar Divirta-se e emagreça com 5 exercícios com corda
SAúDE E BEM-ESTAR

Divirta-se e emagreça com 5 exercícios com corda

Da Redação com Vivo Mais Saudável
VIA

Foto: Reprodução / InternetUma brincadeira comum entre as crianças também pode ser utilizada para perder peso com saúde e de forma divertida. Os exercícios com corda são aeróbicos e contribuem para o corpo todo, trabalhando membros inferiores e superiores.

Segundo o personal trainer Dênis Crozariol, pular corda é uma atividade física que pode gerar uma queima de até 15 calorias por minuto. Porém, como em qualquer exercício, alguns cuidados devem ser tomados para a prática.

Importância do treino aeróbico

De acordo com Crozariol, os exercícios aeróbios como caminhada, corrida, natação e ciclismo envolvem grandes grupos musculares.

“Quando falamos de exercício aeróbico para perda de peso, podemos considerá-los os melhores para tal função, pois a prática regular leva o organismo a ter melhor aproveitamento do que consumimos como fonte de energia, além da melhora da capacidade cardiorrespiratória”, explica.

Fora disso, o personal lembra que os exercícios com corda auxiliam no metabolismo basal, ou seja, o metabolismo de repouso. Essa atividade aeróbica torna os músculos mais ativos, o que gera um maior gasto energético também em repouso, enquanto você se recupera do treino.

“Para um melhor aproveitamento do exercício aeróbico na perda de peso, deve-se manter a prática entre 60% e 80% da frequência cardíaca máxima, por um período de pelo menos 30 minutos de atividade, ou no mínimo 150 minutos semanais, conforme recomenda a Organização Mundial da Saúde”, destaca Crozariol.

Segundo ele, é dessa forma que o corpo consegue utilizar a gordura como fonte de energia para a atividade, o que leva ao emagrecimento.

É importante, também, realizar um teste ergométrico antes de começar qualquer atividade aeróbica, sejam exercícios com corda ou apenas uma corrida. Segundo o profissional, o teste irá dizer de forma exata as condições físicas para a prática e a frequência cardíaca exata de trabalho.

Foto: Reprodução / Blogar da Moda
Foto: Reprodução / Blogar da Moda

Conheça 5 exercícios com corda

Veja abaixo cinco exercícios indicados pelo personal trainer. Lembre-se que, antes de praticar, você deve consultar seu próprio instrutor para verificar se esse treino serve para seus objetivos.

1. Concentrando-se nos glúteos e fazendo força no abdômen abaixo do umbigo, pule com os dois pés, elevando os joelhos o mais alto que puder.

2. Pule com um pé só, exercitando os músculos das coxas. Reveze-os.

3. Enquanto pula, alterne os pés, elevando o joelho o mais alto que puder, trabalhando o abdômen.

4. Pule dando leves chutes para a frente e alternando os pés para trabalhar os glúteos.

5. Dê uma sequência de cinco saltos. Em seguida, pule bem alto para que a corda gire duas vezes nesse mesmo salto.

O personal lembra que os exercícios com corda são contínuos. Por isso, é necessário focar principalmente no gesto técnico, ou seja, no movimento. “Parece muito simples, mas, se executado de forma errada, pode gerar lesões nas articulações do tornozelo e do joelho, pois são as principais a sofrerem sobrecarga nesse exercício”, ressalta.

Pular corda trabalha o corpo todo, fortalecendo principalmente os músculos de braços e pernas, mas também glúteos, coxas e panturrilhas. Os exercícios possuem um alto grau de impacto, atuando no fluxo sanguíneo, principalmente no retorno venoso, e desenvolvendo a agilidade, a coordenação motora e o equilíbrio.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas