Foto: assessoria
Foto: assessoria

Promover a prevenção do câncer de mama e colo de útero e oferecer tratamento imediato aos casos da doença. Esta é a proposta da equipe técnica da Secretaria de Saúde de Rondonópolis que participou de evento voltado para a saúde da mulher, organizado pela diretoria da empresa Novanis, na tarde desta sexta-feira (23). As trabalhadoras foram beneficiadas com palestra educativa e verificação de pressão arterial.

A ação coordenada pela enfermeira Ana Maria Lino faz parte da rotina de trabalho da equipe da Pasta que mantém o programa de conscientização, orientação e exames preventivos para a população feminina durante o ano inteiro. O serviço integra também a programação do ‘outubro rosa’, mês dedicado à saúde da mulher. O interesse é conscientizar as mulheres que a prevenção é a melhor forma de evitar essas doenças.

Leia também:  Matrículas dos aprovados para cursos da Unemat abrem dia 14

Ana Lino começou a palestra com a estatística de que 90% da incidência de câncer de útero é na região do colo e só pode ser identificado pelo exame criado por George Papanicolau, em 1940. Este exame não detecta câncer em outras partes do útero. Ela orientou que a melhor época para fazer a coleta do preventivo é 15 dias após a menstruação e falou dos cuidados necessários.

A enfermeira contou que a ação do ‘outubro rosa’ está acontecendo nas diversas unidades básicas de saúde que organizaram eventos para atender a mulher trabalhadora em horários especiais, como à noite e nos sábados. “O exame preventivo deve ser feito uma vez por ano. Com o atendimento em horários especiais descobrimos que muitas mulheres ainda não haviam feito o preventivo em 2015”, comentou.

Leia também:  Palhaços da Divertores da Alegria entram em ação neste sábado

Ana Lino alertou também que o autoexame, a avaliação clínica e o exame de mamografia são importantes para se obter o diagnóstico precoce de casos de câncer de mama e assegurar que o tratamento imediato resulte na cura da doença.

O evento organizado pelo comitê de apoio funcional da Novanis contou ainda com a participação dos enfermeiros Lúcia Rodrigues de Andrade, Giovani Alves Meira e Luzzia Campos e Silva que atenderam as trabalhadoras com a aferição da pressão arterial e orientações que vão ajudar a promover mais saúde e bem-estar. A empresa com duas unidades na cidade conta com cerca 60 colaboradoras.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.