Foto:Sibelle Pedral - Edição: MdeMulher
Foto:Sibelle Pedral – Edição: MdeMulher

Para tentar emagrecer ou ter uma dieta saudável, muita gente pratica restrição alimentar. Dietas da moda costumam escolher vilões, aqueles que seriam responsáveis por aumento de peso ou fariam mal à saúde. Os vilões da vez tem sido, há um bom tempo, o glúten e a lactose, causando polêmica entre os adeptos à restrição e os que a julgam mero modismo. Vale a pena saber o que se discute sobre esses dois nutrientes para discernir os mitos das verdades. Algumas pessoas nem mesmo sabiam o que é o glúten até decidirem eliminá-lo da dieta. Então, para esclarecer, vamos analisar alguns aspectos, benefícios e prejuízos do glúten e da lactose.

O que é o glúten?

O glúten é uma proteína encontrada no trigo, na aveia, no centeio, na cevada, no malte e nos seus derivados. Portanto, está nos pães, nas massas, na cerveja, no uísque e é até mesmo adicionado aos produtos como chocolate e embutidos, entre outros, por suas propriedades viscosas, que aglutinam o alimento. O glúten não tem valor nutricional e, em si, não é calórico.

Leia também:  Limão: benefícios, com o que ele combina… e muito mais!

Se o glúten não tem calorias por que se diz que uma dieta sem glúten emagrece?

Porque tirando o glúten da dieta as pessoas não comem mais pães comuns, massa, bolos, pizza e também cortam as bebidas alcoólicas fermentadas (a cerveja) e destiladas (o uísque) – e tudo isso engorda. Cortar carboidratos e álcool para perder peso é o que todas as dietas, com ou sem restrição do glúten, fazem.

Quem deve cortar o glúten da dieta?

As pessoas que têm intolerância ao glúten, portadoras da doença celíaca, uma desordem do sistema imunológico que provoca danos na mucosa do intestino delgado. É uma doença crônica, de predisposição genética e seus portadores, os celíacos, devem evitar permanentemente a ingestão de glúten. É dirigida aos celíacos a inscrição “Contém glúten” de algumas embalagens de produtos:

Como a intolerância ao glúten se manifesta?

Leia também:  Osteoartrose na visão do especialista

Os sintomas são diversos, como diarreia, perda de peso, cansaço; e em crianças, atraso no crescimento. Certos diagnósticos de celíacos mostram a não absorção de nutrientes. Mas a doença celíaca pode também ser assintomática.

O glúten leva a uma deficiência na absorção dos alimentos?

Não, isto não acontece em pessoas que não têm a doença celíaca, elas podem comer glúten.

Adultos devem tomar leite?

É importante consumir leite e laticínios na idade adulta, principalmente por seu teor de cálcio que ajuda a prevenir perda de massa óssea, responsável pelo aparecimento da osteoporose. O leite também tem vitamina D, que facilita a absorção do cálcio. Outros nutrientes presentes no leite são: fósforo, magnésio, potássio, vitamina B. O leite semidesnatado é aconselhado pelo equilíbrio da sua composição nutricional. Mas quem precisa diminuir a ingestão de gordura deve optar pelo leite desnatado.

Se leite é mesmo necessário, de onde surgiu a ideia de que adultos devem evitá-lo?

Algumas pessoas acreditam que, no adulto, o consumo de leite provoque intolerância à lactose – a dificuldade de digerir o açúcar do alimento, causando desconforto abdominal, gases, diarreia. A intolerância à lactose existe quando o organismo não possui a enzima que digere a proteína do leite. Este é um problema, em geral, genético, não surge com o aumento da idade.

Leia também:  Já parou para pensar como anda sua saúde mental?

Como saber se temos intolerância à lactose?

Com um exame de sangue, em que se faz a ingestão da lactose e em seguida se coletam amostras para saber como o sangue reage.

  • Intolerância à lactose congênita (quando a pessoa já nasceu com o problema):é possível, embora raro, que bebês nasçam com intolerância à lactose por causa da deficiência total de lactase no organismo. Essa é conhecida como herança autossômica recessiva e é passada de geração em geração. Isso significa que tanto o pai quanto a mãe precisam transmitir o gene da intolerância à lactose para o filho para que ele apresente o problema.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.