corrida
Foto: Internet

Quem corre sabe dos benefícios e do prazer que esse tipo de atividade física proporciona não só para o corpo, mas também para mente.

Cada vez mais popular, esta modalidade tem ganhado adeptos em todo o mundo e de diferentes faixas etárias, mas não basta apenas um tênis confortável e uma roupa adequada para começar a correr. Antes, no entanto, é preciso alguns cuidados!

Segundo Luiz Riani, cardiologista e especialista em medicina do esporte da Alta Excelência Diagnóstica, é preciso uma análise clínica completa, para que seja avaliada a capacidade cardíaca e respiratória do futuro corredor.

O especialista listou 5 dicas imprescindíveis para quem deseja se tornar um atleta:

Hidratação

De acordo com Riani, iniciar uma corrida sem a devida hidratação pode causar tontura, mal-estar e em alguns casos até desmaios. “O ideal é que a pessoa tome um pouco de água antes do treino e vá consumindo também durante a atividade. A falta de água no organismo pode, inclusive, prejudicar o desempenho nas provas”, explica o médico.

Leia também:  “Fonte da juventude” é achada no intestino de idosos saudáveis

A esteira é aliada

Riani esclarece que o treino feito ao ar livre é mais completo do que o da esteira, mas o aparelho também pode ajudar e facilitar a execução dos treinos intervalados, aqueles que se alternam picos de alta intensidade com períodos de recuperação. “Trata-se de um desafio bem mais complexo de se executar na rua”, afirma o especialista.

Alimentação

Como em qualquer atividade física, a alimentação também precisa de alguns cuidados antes e depois do treino. Nesta questão o médico é claro: “nunca saia de casa para correr sem comer”.

Ele indica que antes do treino, o corredor dê preferência para fontes de carboidrato, que fornecerão energia para o exercício. Já após a corrida, alimentos ricos em proteínas devem ser consumidos, pois eles irão repor o nutriente no músculo.

Leia também:  O futuro dos tratamentos para as doenças do coração

Melhore gradativamente

A performance da corrida melhora com o tempo e com a prática. Por isso, não pense que com uma semana de treino, você estará pronto para uma maratona.

Segundo Riani, o desenvolvimento na corrida depende de vários fatores, como periodicidade e intensidade dos treinos, rotina alimentar e até qualidade do sono. “Cada pessoa tem o seu próprio limite, que precisa ser respeitado”, afirma.

Conforto

A roupa e o tênis precisam ser adequados e proporcionar acima de tudo conforto na hora da corrida. “É importante que eles deem a liberdade necessária para a prática da atividade”, conclui o especialista.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.