Luiz Carlos Morais Delgado presidente do sindicato dos bancarios - Foto : Messias Filho / AGORA MT
Bancários aprovam adesão a greve – Foto : Messias Filho / AGORA MT

A greve dos Bancários começa amanhã (06) e o consumidor deve ficar atento ao pagamento de faturas, boletos bancários e outros tipos de cobrança. A decisão pela paralisação ocorreu após os trabalhadores recusarem a proposta feita pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).

Embora a greve não afaste a obrigação do consumidor de pagar os comprometimentos, a empresa credora tem que oferecer outras formas e locais para que os pagamentos sejam efetuados.

O Instituto de Defesa do Consumidor, o Procon, alerta que para não ser cobrado de encargos (juros e multa) e ter o nome enviado a serviços de proteção ao crédito, a recomendação é que o consumidor entre em contato com a empresa e peça opções de formas e locais para pagamento, como internet, a sede da empresa, casas lotéricas, código de barras para pagamento em caixas eletrônicos, dentre outros.

Leia também:  Taques começa a semana lançando obras em 12 municípios de MT

Ainda conforme o Pocon, o consumidor precisa documentar esse pedido, ou seja, guardar a cópia de e-mail ou anotar o número de protocolo de atendimento, por exemplo. Assim, caso o fornecedor não atenda à tentativa de quitar o débito, o consumidor pode fazer a reclamação ao Procon.

A Fenaban ofereceu 5,5% de reajuste para salários e vales. A proposta inclui abono de R$ 2,5 mil, não incorporado ao salário. Os bancários querem reajuste salarial de 16% (incluindo reposição da inflação mais 5,7% de aumento real), entre outras reivindicações.

LEIA MAIS 

Rondonópolis | Bancários rejeitam proposta e decidem entrar em greve

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.