As pessoas que pretendem viajar durante o feriado de Finados devem ficar atentos para a previsão de chuvas que podem ocorrer no período. A Concessionária Rota do Oeste, responsável pela operação e obras de transformação da BR-163, em Mato Grosso, chama a atenção dos viajantes para a previsão de chuvas que pode comprometer a visibilidade e aumenta o risco de acidentes.

Para reduzir o impacto da chuva no desempenho da viagem, a primeira recomendação é checar os principais itens do veículo, como pneus, faróis e limpadores de para-brisas.

O gerente de tráfego da Rota do Oeste, Fernando Milléo, explica que por serem instrumentos utilizados constantemente, é comum haver desgaste e as pessoas não perceberem. “São detalhes fundamentais para a segurança, um pneu careca em uma pista molhada pode ser a combinação ideal para um acidente. Portanto, antes de pegar a estrada é fundamental fazer um check list do veículo”, explica o gerente.

Leia também:  Foi comprar remédio e descobriu que estava morta

Milléo ainda afirma que, se não houver prudência, de nada adianta estar com o carro em dia. “O fator que mais provoca acidentes é a imprudência. É preciso respeitar a sinalização, os limites de velocidade e, em caso de chuva excessiva, procurar um local seguro fora da pista e esperar a chuva passar para retomar a viagem”.

5 dicas para dirigir sob chuva:

1)    Verifique se os pneus não estão carecas;

2)    Teste o limpador de para-brisas

3)    Utilize os faróis mesmo durante o dia

4)    Reduza a velocidade e mantenha distância segura do veículo da frente

5)    Em caso de tempestade, aguarde a melhora do tempo em um posto de serviços antes de seguir viagem. Nunca pare às margens da pista!

Leia também:  Nova ciclofaixa fortalece o turismo em Chapada dos Guimarães

OPERAÇÃO FINADOS

A partir das 0h desta sexta-feira (30) tem início a operação especial do feriado de Finados, celebrado em 02 de novembro. A fim de reduzir o volume de acidentes e garantir a melhor trafegabilidade nas rodovias federais, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) restringirá o tráfego de veículos de carga entre 16h e 24h de sexta-feira (30), das 6h às 12h de sábado (31) e na segunda-feira (02), entre 16h e 24h.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.