Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Fotos e vídeos mostram a falta de controle e fiscalização na cadeia de Santo Antônio da Platina, no norte do Paraná. O Jornal Hoje teve acesso a esse material, que mostra uma farra movida a bebidas, drogas e até poesia.

As fotos foram tiradas nas celas e no pátio da cadeia, a única da cidade. Os presos exibem latas de cerveja, cigarros acesos que parecem ser de maconha e porções de um pó branco que sugerem ser cocaína. Celular também tem de sobra e os presos postam imagens em redes sociais e até criaram um grupo para trocar mensagens entre eles e com os parentes do lado de fora.

A farra dentro da cadeia também teve declamação de poesia. “Para vocês que estão me ouvindo, uma história eu vou contar, o que aconteceu comigo no estado do Paraná. Fui nascido e fui criado no meio desse sertão, canto verso, canto moda, mal toco violão”, declama um dos presos.

Leia também:  Passageiros sobrevivem após queda de avião em GO

O preso-poeta é Patrick Michel Sanches, de 23 anos, conhecido como Cenoura. Ele é acusado de assassinato.
Depois de ver as fotos e o vídeo, o delegado Tristão de Carvalho identificou, pelo menos, 13 presos que estão na carceragem e abriu um inquérito para investigar o caso: “Os presos serão ouvidos, assim como também os agentes de cadeia responsáveis pelas vistorias internas na unidade”.

A delegacia de Santo Antonio da Platina tem gestão compartilhada. O delegado cuida só do prédio, da parte administrativa. As revistas e vistorias são feitas por agentes penitenciários. O Depen, departamento penitenciário do estado, disse que vai investigar se houve facilitação na entrada de drogas, celulares e bebidas nas celas.

Leia também:  Homem diz estar destruindo macumba após ser flagrado em cemitério quebrando túmulos

“Se comprovado o envolvimento de agente público, a critério da corregedoria, pode ser até passível de demissão”, afirma Luiz Carlos Lima Jr, do Depen.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.