Agora MT Política Projeto de Mobilidade do Transporte Público vai à votação na Câmara nesta...
POLíTICA

Projeto de Mobilidade do Transporte Público vai à votação na Câmara nesta quarta-feira (21)

Da assessoria
VIA

Foto: assessoria
Foto: assessoria

Os projetos de Leis de autoria do Poder Executivo de Nº 107 – Mobilidade Urbana do Transporte Público e 108 – Concessão Onerosa do Transporte Público, em tramites na Câmara Municipal, vão a votação na sessão ordinária desta quarta-feira (21), garantiu hoje (20), durante a reunião de definição da ‘Ordem do Dia’, o presidente do Legislativo, vereador Lourisvaldo Manoel de Oliveira, o Fulô.

A decisão foi tomada depois que o Secretário Municipal de Transporte e Trânsito, Argemiro Ferreira compareceu ao legislativo para esclarecer alguns pontos sobre o projeto de mobilidade, após ter sido convocado pelo vereador Reginaldo Santos (PPS), com o apoio dos demais vereadores da casa.

Argemiro fez uma explanação do projeto técnico/econômico efetuado pela ‘Empresa Logitran’, realizado em 2014, que propõe a requalificação dos itinerários de transporte do município, com o objetivo de proporcionar aos usuários, viagens mais rápidas e com menor tempo de espera.

O secretário fez uma apresentação dos dados socioeconômicos e de mobilidade, necessários para a composição da nova matriz rodoviária e modelo de mobilidade urbana, no transporte público da cidade.

Pelo estudo efetuado, o IPK – Índice de Passageiro por Kilômetro, comprovou que nos últimos 10 anos, houve uma redução do número de passageiros na cidade.

Durante a fala do secretário, os vereadores levantaram algumas questões, como: a redução do número de veículos coletivos de 80 para 60 ônibus disponíveis.

Ainda conforme o secretário, o estudo da Logitran, recomenda a redução da frota através da otimização na sua utilização, e melhor operacionalização do uso do sistema.

Os vereadores questionaram ainda, a temporalidade do planejamento do estudo efetuado, compreendido em apenas dois anos (2015 e 2016), quando na verdade esse estudo deveria estimar um período maior, já que normalmente os prazos de concessão, variam de 10 a 20 anos.

Outra preocupação demonstrada por Fulô e demais vereadores, diz respeito ao aproveitamento dos funcionários da empresa Transportes Coletivo Ponte de Pedra caso a empresa não vença a concorrência e não seja a futura exploradora do serviço.

O secretário repassou que uma lei federal disciplina essa questão e obriga a empresa vencedora da licitação a aproveitar no mínimo 70% dos trabalhadores da empresa operadora substituída.

Emendas com sugestões de contribuição e melhorias do projeto de Mobilidade do Transporte Público e de Concessão do Serviço, deverão ser anexadas aos projetos que deverão ser apreciados e colocados em votação nesta quarta-feira (21).

Os vereadores Ibrahim Zaher (PSD), e Jailton do Pesque Pague (PDT), presidente da Comissão Especial de Transporte e Trânsito, saíram em defesa da casa, quanto à algumas críticas efetuadas pela demora na votação do projeto.

Os vereadores disseram que a demora se deu em razão da necessidade de melhores discussões/debates, estudos ponto a ponto de cada informação contida nos projetos, bem como, consultas técnicas e até de audiências públicas realizadas.

O presidente do legislativo se comprometeu em colocar os projetos em votação nessa quarta-feira (21), e vai depender do parlamento aprová-los ou não.

 

Relacionadas

Deputado do PSOL chuta ativista do MBL e troca empurrões com Kim Kataguiri na Câmara

O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) foi filmado empurrando o influenciador Gabriel Costenaro, membro do MBL (Movimento Brasil Livre), para fora da Câmara dos...

Senado deve votar nesta terça se posse e porte de qualquer quantidade de droga ilícita é crime

O plenário do Senado começa a votar nesta terça-feira (16) a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que criminaliza a posse e o porte...

Onda de crimes contra bancos e carros-fortes gera cobrança por aprovação da ‘Lei do Novo Cangaço’

Os ataques a uma agência bancária e a três carros-fortes em três cidades diferentes no interior de São Paulo, registrados em uma única madrugada...

Em resposta ao STF, Senado aprova a PEC que criminaliza porte e posse de droga

O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (16) a PEC (proposta de emenda à Constituição) que criminaliza a posse e o porte de qualquer...

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.502 em 2025

O salário mínimo em 2025 será de R$ 1.502, com aumento nominal de 6,39%. O reajuste consta do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias...

Relatório do CNJ aponta ‘falta de imparcialidade e transparência’ de Sergio Moro na Lava Jato

O relatório do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) sobre a atuação do ex-juiz Sergio Moro e desembargadores na Operação Lava Jato apontou que existiu...

Nininho assume presidência das comissões de Agropecuária e de Revisão Territorial

O Núcleo Ambiental de Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) finalizou nesta quarta-feira (17) a instalação das suas comissões permanentes e...

Ministro quer modernização de contratos com distribuidoras de energia

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou, na sexta-feira (12), que os contratos com as concessionárias de distribuição de energia devem ser...

Avança no Senado a PEC que aumenta benefícios salariais para juízes, promotores e defensores

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou na quarta-feira (17) uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que cria um novo benefício...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas