Foto: Thinkstock
Estar em contato com a cozinha e a conhecer os alimentos pode ajudar – Foto: Thinkstock

A maioria das crianças possuem um bloqueio quando o assunto é verduras e legumes, e consequentemente, não aceitam tais alimentos. Apesar do desespero, é fundamental que os pais tenham paciência e criatividade para mudar a opinião do filho, e neste caso, mesmo não sendo uma tarefa fácil, qualquer ajuda ou técnica nova é sempre bem-vinda. A nutricionista Talitta Reis selecionou alguns métodos e receitas criativas para ajudar seu filho a comer vegetais.

Dê o exemplo

Ser exemplo é o primeiro passo, nada adianta “obrigar” a criança comer vegetais e não consumir esses alimentos, mais cedo ou mais tarde, quando puder fazer suas próprias escolhas a criança seguirá os exemplos que viu e não somente as ordens que lhe foram dadas.

Leia também:  Proteína de origem vegetal pode evitar a menopausa antes da hora

Contato com a cozinha

Estimular a criança a cozinhar também é um ponto de extrema importância, para que ele possa conhecer os alimentos, suas texturas, formas, cores e sabores e assim ter mais facilidade para aceitar esses alimentos. Fazer bagunça na cozinha faz parte, a criança vai se sujar e tornar o trabalho mais lento, aproveite para que esse seja um momento prazeroso entre família.

Paciência

Outro ponto importante é que da mesma forma que ensinar a criança a falar, andar, escrever, ler, demanda tempo e paciência, alimentar-se bem também é processo de aprendizado, em que a parte mais importante é estar junto, construir junto e não impor como obrigação. Muitas vezes a criança necessita experimentar esse alimento até 20 vezes para poder aceitar seu sabor, então ofereça o mesmo alimento de diversas formas, formatos e combinações.

Leia também:  Jack Johnson fará dois shows no Brasil em novembro

Seja criativo

Criar pratos divertidos pode ser a melhor opção para seu filho ‘adorar’ os hortifrútis. Pratos com desenhos de bichinhos, carinhas, palhaços vão encher os olhos da crianças.

Além das dicas, é importante que os pais estejam sempre atentos a alimentação da criança. Desde o cuidado na escolha dos alimentos. “É interessante que alimentos industrializados, cheios de aditivos químicos, estejam o minimo possível presentes na vida da criança, e caso venha a ser consumido, que não seja rotina e sim exceção,” explica  a nutricionista.

Receitas

hamburguer_smileHambúrguer Caseiro

-250 g de carne magra moída
-1 ovo
-3 colheres de sopa de aveia
-1 dente de alho picado
-1/4 de cebola picada
-Sal a gosto
-Folhas verdes
-Tomate
-Cenoura ralada
-Pão para hambúrguer

Leia também:  Um risco desnecessário e perigoso ao fazer cirurgia plástica

Misturar a carne, ovo, aveia, alho, cebola e o sal até formar uma massa homogênea. Fazer discos com a massa e levar até frigideira antiaderente. Dourar dos dois lados. Cortar o pão e rechear com a carne e salada a gosto.

receita-de-picolePicolé de frutas
-1/4 manga em cubos
-1 kiwi em rodelas
-3 Morangos cortados ao meio
-200 mL de água de coco
Colocar as frutas em forminhas de picolé (ou copos descartáveis pequenos), preencher com água de coco. Levar para congelar por 4 horas.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.