Foto: assessoria
Foto: assessoria

Há três meses, a Prefeitura de Rondonópolis, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – Semma, iniciou um projeto ambicioso que tinha como objetivo organizar um mutirão de limpeza no Arareau, e o resultado dessa primeira etapa do projeto ‘O Rio é Nosso’ foi a retirada de 300 toneladas de lixo do córrego. Após o sucesso da iniciativa, Prefeitura e parceiros preparam-se para a segunda etapa do projeto marcada para o dia 7 de novembro.

Segundo o gerente do núcleo de fiscalização ambiental, João Fernando Copetti Bohrer, a segunda etapa de limpeza vai compreender entre a ponte da Avenida José Barriga até a ponte do Anel Viário. “Esse trecho será dividido em nove pequenos trechos, onde algumas entidades parceiras ficarão responsáveis pela retirada dos materiais durante o mutirão”, explica.

Leia também:  ACIR lança campanha no Dia do Meio Ambiente

João acredita que o projeto surtiu efeito perante a população ribeirinha. “O que temos visto desde a última limpeza para cá é que não tem sido mais lançado aquele volume de antes, todo mundo pôde ver aquela quantidade de sujeira e pôde tomar consciência do tamanho do problema”, conta João.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Lindomar Alves, diz que “o objetivo é promover a retirada do lixo na barranca do córrego e no leito, realizando também a remoção de entulhos lançados próximos à última via pública situada às margens do Arareau”.

Ainda segundo Lindomar, além de 10 embarcações que farão a limpeza do leito do Arareau, haverá equipamentos pesados como carregadeiras e caminhões-caçamba fazendo a retirada de entulhos.

Leia também:  Em reunião, famílias são escolhidas para o residencial Dona Neuma em Rondonópolis

De acordo com a Semma, já foram recolhidos os mais variados tipos de material do córrego como um fogão, colchões, sofás velhos, pneus, móveis e até um veículo utilitário.

A concentração do mutirão de limpeza será no dia 7 de novembro no Parque do Arareau, às 6h, na Vila Cardoso. Toda população está convidada a participar. Paralelamente aos trabalhos de limpeza, haverá um pit-stop de educação ambiental na Avenida Rotary Internacional com distribuição de panfletos sobre a importância da preservação de recursos hídricos.

Parcerias

O segundo mutirão de limpeza do Arareau conta com a participação das entidades: Prefeitura Municipal, Secretaria de Estado de Meio Ambiente – Sema, Secretaria Municipal de Meio Ambiente – Semma, Câmara Municipal, Ministério Público Estadual, Juizado Volante Ambiental, Defesa Civil Municipal, Rotary, Unic, Coder, Procon, Sanear, UFMT, Setrat, Nilsão Caçambas, Ideal Locações, Loca tudo, Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, Polícia Militar, Cervejaria Petrópolis, América Reciclagem Coopercicla, Centro-Oeste Ambiental, Bio Resíduos Ambiental, Ong Arareau, ARPA, Cantinho de Proteção Animal, Colônia Z3, Tec Rio, Proeam, Jr Achievment e Climar.

Leia também:  UFMT abre inscrições do 1º vestibular para estudantes quilombolas

O público também pode participar da campanha de conscientização ambiental realizando denúncias de descarte ilegal de lixo por meio do contato plantonista da Semma, que atende pelo telefone (66) 9231-0174.

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.