Aproximadamente cem pessoas participaram da 4ª Caminhada ‘Passos que Salvam’, que percorreram o centro de Rondonópolis (MT) na manhã desse sábado (21). O intuito é alertar a população quanto a prevenção e diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil. O evento iniciou às 7h no cais, onde um professor de educação física que orientou o trabalho de alongamento junto aos participantes.

As pessoas ao percorrer o centro da cidade por um período de 1h, onde panfletavam e  abordavam as pessoas para orientar sobre o câncer infantil, visando o diagnóstico precoce da doença, “ sendo detectado o câncer em estágio inicial, possibilita as crianças a chance de cura em 95%, mas para o câncer ser diagnosticado em uma criança é muito difícil, pois as vezes passa despercebido, como uma alergia, uma mancha, por isso é importante conscientizar os pais a fazerem os exames nos filhos se suspeitarem de algo”, relatou um dos organizadores do evento, o vereador Jailton do Pesque Pague (PDT).

Leia também:  Atrasos em rapasses voltam a preocupar Santa Casa; serviços podem sofrer reduções

A caminhada este ano teve o dobro de pessoas comparado ao ano passado, disse Jailton, porém apesar de ter convidado, as pessoas da assistência social e da saúde, não compareceram no local para conscientizar as pessoas, “a caminhada foi muito bonita, mas fiquei triste porque não apareceu ninguém da saúde e da assistência social, pois eles seriam de grande importância na abordagem das pessoas”, relatou o vereador.

Hospital do Câncer de Barretos

Em Rondonópolis não é realizado o tratamento para o câncer. As pessoas que possuem a doença são encaminhadas para o Hospital do Câncer de Barretos, que possui mais de 700 pacientes de Rondonópolis, que estão realizando tratamento destas, 17 são crianças.

Leia também:  Inscrições para o CONPeduc 2017 estão abertas em Rondonópolis
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.