Apesar do Brasil ter uma rivalidade com a Argentina no futebol, o rumo da política toma outros rumos. O novo presidente da Argentina, Mauricio Macri, eleito nesse domingo (22), afirmou em seu primeiro discurso, como presidente de seu país, que buscará forças com os vizinhos da América Latina, sendo o principal foco o Brasil, porém sem o Partido dos Trabalhadores (PT) no poder.

“Eu quero dizer aos irmãos da América Latina e do mundo que queremos ter boas relações com todos os países. Queremos trabalhar com todos. Sabemos que a Argentina tem muito a oferecer ao mundo”, afirmou o novo presidente argentino.

Já na manhã dessa segunda (23) em coletiva de imprensa, Macri, relatou aos jornalistas presentes que o Brasil é o principal aliado da Argentina e firmou o compromisso que sua primeira viagem oficial será ao Brasil.

Porém, o argentino deixa o Brasil em “saia justa”, pois com sua afirmação é possível que ele vai querer uma posição da presidência brasileira ao seu favor, em suspender a Venezuela do Mercado Comum do Sul (Mercosul), já que ele afirmou que a Venezuela está com abusos na perseguição aos opositores e à liberdade de expressão. Porém o governo brasileiro é aliado da Venezuela.

Com a vitória de Maurício Macri, já se pode imaginar a quem ele vai apoiar à presidência do Brasil. Já que, em setembro deste ano, antes das eleições, o ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, visitou o país venezuelano e participou de eventos junto ao oposicionista de Macri, Daniel Scioli. Além de afirmar na coletiva de imprensa que vai ter como características em seu mandato uma gestão pragmática e menos ideológica.

Macri possivelmente vai apoiar em líderes de direita jovens, como o Enrique Peña Nieto (México), Aécio Neves (Brasil), Capriles Radonski (Venezuela), Mauricio Rodas (Equador), Carlos Calleja (El Salvador), entre outros.

Porém só é possível saber há quem Macri vai apoiar, quando ele se posicionar claramente, ou perto das eleições em cada país.

Advertisements
Leia também:  Vaga no TCE ainda não atrai políticos

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.