Agora MT Notícias Atletas mato-grossenses se preparam para jogos Paraolímpicos Escolares
ATLETAS

Atletas mato-grossenses se preparam para jogos Paraolímpicos Escolares

Da redação com assessoria
VIA

Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

Os atletas de Mato Grosso estão na reta final de preparação para os jogos Paraolímpicos Escolares 2015, que vão ocorrer em Natal (RN), entre os dias 23 e 28 de novembro. Exemplo disso é a equipe de atletismo e natação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), que tem treinado firme para fazer bonito na competição.

A delegação mato-grossense conta com o apoio do Governo do Estado, por meio das secretarias de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Educação (Seduc) e Casa Civil.

O atleta Matheus Santana, de 16 anos, vai competir no arremesso de dardo. Santana possui deficiência intelectual e auditiva. “Ele é um dos destaques da equipe”, comentou orgulhoso o técnico da equipe, Willian Luiz da Silva.

Nos treinos o adolescente demonstra muito talento e força, que são aperfeiçoados dia-dia, a cada orientação do técnico. Isso faz com que Santana alcance marcas importantes. “No começo ele arremessava o dardo a 15 metros. Em questão de três dias, ele pegou a técnica e hoje atinge marcas de 25 metros”, disse Silva.

Outro talento nato para os esportes é Alison Souza Nunes de 17 anos, que também possui deficiência intelectual. Silva explicou que o garoto tem ótima condição física e isso permite que ele se destaque em várias modalidades, como futsal, corrida e salto a distância.

Nas paraolimpíadas escolares, Nunes vai competir nos 100 e 400 metros rasos (corrida) e no salto à distância. Tímido e de sorriso fácil, o adolescente disse que está muito feliz em participar da competição. Além disso, o sonho dele é conhecer o mar.

Santana, Nunes e os demais atletas da Apae repetem os exercícios durante quatro dias da semana, por três horas diárias. O treinador da equipe garante que não tem moleza e o trabalho com os atletas é intenso. “Para mim não tem diferença entre eles e os atletas ditos normais. Eu arranco o coro mesmo”, brincou Silva.

A equipe da Apae ainda conta com uma ajuda de peso da maratonista Nadir Sabino, que já foi campeã da Corrida de Reis (2005) e alcançou o sétimo lugar na São Silvestre – uma das disputas mais concorridas do mundo.

Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

Ela confessa que no começo teve receio para treinar os atletas especiais pois, não tinha experiência com esse público. Mas a adaptação foi em menos de uma semana e ela percebeu que não era nenhum bicho de sete cabeças. “Na verdade é só eu passar tudo que eu sei para eles. Hoje eles são meus atletas preferidos. Eles são muito carinhosos comigo”, contou.

A equipe de atletismo e natação, mais o restante da delegação de Mato Grosso, conta com o apoio logístico da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, que custeará as passagens de todos os membros da equipe (atletas e staff técnico). Ao todo, a delegação do Estado conta com 27 pessoas.

Já a Secretaria de Estado e Educação (Seduc) oferece todo o suporte e treinamento para os professores da rede estadual preparar os estudantes-atletas com deficiência física. A Seduc também vai custear os uniformes de todos os membros da delegação.

O secretário adjunto de Esporte e Lazer, Luiz Pedro Sinohara, ressaltou a importância da participação de Mato Grosso nas paraolimpíadas escolares, no sentido de incentivar cada vez mais que atletas especiais participem de competições e atividades esportivas.

Sinohara acrescentou que o objetivo é realizar as paraolimpíadas do Estado, no ano que vem. “Ao fazer isso, vamos cumprir uma das principais determinações do governador Pedro Taques, que é a de oferecer inclusão social e políticas públicas às minorias, neste caso, as pessoas com necessidades especiais”, explicou.

Nesse sentido, o superintendente de Políticas Esportivas Especiais da Secel, Mário Marcio Pecora, está enviando uma equipe da secretaria ao Rio Grande do Norte para acompanhar os jogos paraolímpicos. “A ideia é que os técnicos da Secel coletem informações sobre toda a logística e realização dos jogos, para que, no ano que vem possamos realizar o evento em Mato Grosso”, detalhou.

Relacionadas

Saiba como foi o reencontro entre Bruna Marquezine e Neymar

E rolou ontem (26) um aguardado encontro de ex-namorados famosos. Anitta comemorou seus 31 anos em grande estilo, e reuniu um time de famoso...

Governador propõe perda de terras para quem desmatar ilegalmente o Cerrado em MT

O governador Mauro Mendes defendeu, nesta quarta-feira (27.03), no Palácio do Planalto, em Brasília, medidas rigorosas para combater o desmatamento ilegal no Cerrado, entre...

Foragido da Comarca de Peixoto de Azevedo é preso pela Polícia Civil em Cuiabá

Homem procurado pela Comarca de Peixoto de Azevedo, foi preso pela Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos...

Homem é executado com dezenas de tiros de fuzil

Um homem foi executado com mais de 80 disparos de fuzil em Santa Cruz, zona oeste do Rio. Samuel da Silva Cerqueira teria ligação...

Principal envolvido em execução de sargento tinha passagens criminais e era de Rondonópolis

O homem identificado como Graciel da Silva Muniz, 29 anos, que morreu em confronto com os policiais do Grupo de Operações Especiais (GOE), era...

Mulher fica ferida em acidente envolvendo três carros na avenida Goiânia

A condutora de um veículo ônix branco ficou ferida após um acidente de alto impacto ocorrido no início da tarde desta segunda-feira (25) no...

Patrulha Rural prende suspeito de violência doméstica e apreende armas

Policiais militares da Patrulha Rural de Água Boa prenderam um homem de 41 anos por violência doméstica no final da noite da última terça-feira...

Governo prevê queda no preço dos alimentos no primeiro semestre, diz ministro da Agricultura

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, afirmou nesta quinta-feira (20) que a área econômica do governo federal prevê deflação no preço dos...

Operação mira grupo criminoso especializado em golpes contra familiares de pacientes internados em UTI’s

A Polícia Civil, por meio da 1ª Delegacia de Polícia de Várzea Grande, deflagrou na manhã desta terça-feira (26.03), a Operação Hospital Seguro para...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas