Paciente doando sangue.Foto:Varlei Cordova/AGORAMT
Paciente doando sangue.Foto:Varlei Cordova/AGORAMT

O Dia do Doador Voluntário de Sangue é comemorado nesta quarta-feira (25) e nesta semana, entre os dias 25 a 27 de novembro, o Banco de Sangue realiza ações de mobilização para captação de sangue. De acordo com a coordenadora provisória da unidade Joeli Sandra Santos, o nome da campanha ainda está sendo definido, mas o foco é sempre o mesmo, ajudar a quem precisa.

“É importante nestes dias que possamos conquistar novos doadores assíduos, para que possa ajudar as famílias, a salvar vidas,” disse a coordenadora.

Ela conta que este é o dia de dar destaque também aqueles que sempre contribuem e ajudam com o estoque do banco de sangue. “É sempre importante termos esses doadores, nossa expectativa que muitos compareçam ao banco de sangue e nos ajude a repor principalmente nosso estoque de sangue negativo que sempre precisa,” explica Joeli.

Leia também:  Quase um pâncreas: nova tecnologia promete ajudar os diabéticos
Alex Sandro dos Santos Souza doando sangue no hemocentro.Foto: Varlei Cordova/AGORAMT
Alex Sandro doa sangue há 10 anos – Foto: Varlei Cordova / AGORA MT

O instrutor de formação profissional, Alex Sandro dos Santos Souza, é doador desde 2005, ele conta que começou mais por questão de estar no éxercito. “Comecei sendo voluntário não tão voluntário, depois fiquei um tempo sem doar e depois gostei e decidi ser doador,” conta Alex.

Ele convida as pessoas que ainda não são doadoras a procurar uma unidade e ajudar a salvar vidas. “Pratiquem, você está ajudando ao próximo, eu me sinto bem, só de pensar que estou fazendo o bem. Não dói, é um processo rápido, em menos de 1h já está liberado,” afirma o instrutor.

Maira Santos Dourado donando Sangue.Foto: Varlei Cordova/AGORAMT
Maíra Santos Dourado conseguiu doar sangue após tentar duas vezes – Foto: Varlei Cordova/AGORAMT

A estudante Maíra Santos Dourado, 21 anos, estava no banco de sangue para tentar doar pela 3ª vez. “É importante, nas outras eu não consegui porque tenho as veias finas. Estou tentando novamente, tem sempre alguém precisando, meu irmão um dia precisou e estava em falta,” conta Maíra, que desta vez conseguiu doar.

Leia também:  Quatro dicas para cuidar da pele dos cães durante o frio

Para ser doador é preciso apresentar documento original com foto, pesar acima de 50 quilos, estar descansado, não ingerir bebida alcoólica nas últimas 12h, estar alimentado e ter entre 16 e 69 anos. O Banco de Sangue funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h30.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.