Agora MT Variedades Saúde e Bem-estar Confira os melhores planos de dieta para perda definitivo de peso
SAúDE E BEM-ESTAR

Confira os melhores planos de dieta para perda definitivo de peso

Da Redação com MdeMulher
VIA

Foto: Internet
Foto: Internet

Dietas da sopa, da proteína, da lua… Quantos tipos você já testou? A cada nova tentativa, uma felicidade momentânea e depois a frustração de ganhar de volta o peso perdido e às vezes engordar até mais. Mas há luz no fim do túnel! Pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, em entrevista para a revista Shape, analisaram os populares programas de perda de peso ( NutriSystem, Vigilantes do Peso, dieta de Atkins entre outros) para determinar quais os fatores que ajudam as pessoas a eliminar de vez os quilinhos extra.

A pesquisa selecionou 4.200 estudos e descobriu que apenas alguns programas alimentares, de fato, funcionam. Os tops no ranking? As dietas Jenny Craig e Vigilantes do Peso eram os únicos programas em que os participantes, em média, perderam mais peso após um ano. A média era de quatro e oito quilos respectivamente comparado com as pessoas que faziam dieta por conta própria ou apenas pesquisavam informações em outros lugares.

Foto: Internet
Foto: Internet

Os pesquisadores também descobriram somente 11 das 32 dietas mais populares são, de fato, cientificamente estudadas. O plano alimentar NutriSystem, por exemplo, mostrou mais resultado na perda de peso somente após três meses de aconselhamento nutricional individualizado.

A outra dieta mais promissora? As de alto teor de gordura e baixo consumo de carboidratos, como a dieta de Atkins, ajudou as pessoas a perderem mais peso após 12 meses de acompanhamento também em comparação com pessoas que procuraram a dieta apenas para pegar informações nutricionais e não para seguir o plano completo. Outra que entrou no ranking foi a DASH, nomeada pelo quarto ano consecutivo como dieta duradoura.

Entretanto, mesmo as dietas mais promissoras resultam na redução de apenas três a cinco por cento comparados com a perda de peso das pessoas que não participaram fielmente do programa. Porém, por mais que esse pareça um progresso não tão grande, na verdade, é muito promissor de acordo com o estudo. Ele garante que só essa redução já traz melhorias para saúde, como a baixa de açúcar no sangue e no colesterol.

Esta é a real importância de programas de dieta, os pesquisadores acrescentam. O sucesso vai muito além do que caber naquela velha calça jeans que não servia mais. A ideia é que as pessoas experimentem os benefícios de saúde que vem como consequência da perda de peso como o menor risco de desenvolver doenças como a diabetes, e tais benefícios só acontecem a longo prazo.

Portanto, enquanto certos programas provavelmente valem a pena o dinheiro, você não tem que gastar mais uma fortuna para ver os mesmos resultados. Basta apenas pegar os principais pontos e dicas de cada programa. Por exemplo, os fatores que fazem JennyCraig e Vigilantes do peso serem um sucesso é o contato constante com os participantes, o suporte social e a sua base estrutural e nutricional. Procurar um plano que incorpore esses três traços, lhe dará a melhor chance de perder peso de vez e se tornar mais saudável tanto em cima quanto fora da balança.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas