Olá Pessoal! Pensando nas férias e na chegada do verão, selecionei algumas dicas para quem antes tarde do que mais tarde resolveu torna-se mais saudável e mais ativo.

As dicas são simples e podem ser colocadas em prática por qualquer pessoa em qualquer momento. Com objetivo de proporcionar não só o emagrecimento saudável, mas também uma mudança de hábitos para toda a vida, afinal de contas quem quer se manter magro por tempo limitado? Mudanças temporárias geram resultados temporários. Lembre-se sempre disso.

Vamos as dicas?

Faça o café da manhã: Depois de uma boa noite de sono, nosso organismo permaneceu um bom tempo em jejum. Por isso é fundamental “recarregar as baterias” para começar as atividades do dia bem disposto. Agora imagine que não deu tempo para o café, o que seu organismo faz? Impede a quebra de gordura e para o processo de emagrecimento, através de um mecanismo de sobrevivência, que ainda vai te fazer sentir mais fome durante o dia.

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Regra da cereja do bolo: Essa regra é muito valiosa para ajudar a seguir nos objetivos. Sabe aquele dia que você quer colocar tudo a perder e comer tudo o que dá vontade? O grande problema é que depois desse momento é difícil retomar e reorganizar a alimentação. Para que isso não ocorra, PERMITA-SE. Permita-se comer brigadeiro na festa de aniversário, carne assada no almoço de família e até mesmo um sorvete. Ai que entra a regra da cereja do bolo, observe que ela é gostosa, pequena e quase rara. Então no aniversário além de brigadeiro beba muita água, no churrasco também coma muita salada e que o sorvete não seja todo dia.

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Use pratos menores em restaurantes: Já observou que nos restaurantes, além de várias preparações M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A-S os pratos também são maiores do que os de casa? Juntou as duas coisas e o estrago está feito, ai fica impossível passar e resistir ao pastelzinho-farofa-linguicinha. Uma dica que ajuda é utilizar os pratos menores, os de sobremesa dão a sensação que está cheio e que comemos o suficiente.

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Evite dietas restritivas: Sabe dieta que corta carboidrato, não pode comer depois de um certo horário, come certos alimentos repetitivamente, enche a vida de regras? Já observou que depois de um tempo cansa e quem a faz desiste? Observe também que depois de um tempo essa pessoa ganha o peso (dobrado) que perdeu. Estudos mostram exatamente isso, dietas restritivas aumentam o peso a longo prazo e que comer de forma saudável e menos rígida proporciona resultados mais efetivos.

Encontre um amigo com o mesmo objetivo: Para que animação do “projeto verão” chegue até o próximo verão, essa dica é de ouro. Bem acompanhado qualquer atividade física e refeição fica muito mais gostosa.

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Faça lista de compras: No supermercado tudo é atrativo, e normalmente o que é atrativo é mais calórico, menos saudável. Para não se deixar levar pela tentação, antecipe na lista de compras o que você precisa comer e evite o que dá vontade e que pode sabotar sua alimentação e seus resultados.

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Deixe as frutas visíveis, em fruteiras, na geladeira cortadas em potes atraentes: Frutas não tem embalagens sedutoras como os doces, salgadinhos e fast foods. Então faça sua parte, coloque as em lugares de fácil acesso aos olhos, em travessas que despertem o desejo de comê-las.

Pense a longo prazo: Quando queremos uma coisa, muitas vezes queremos para ontem, mas quando assunto é emagrecimento, queremos para antes de ontem. Primeiramente devemos pensar que não foi do dia para noite que adquirimos todo o peso, e que cada organismo tem uma velocidade de emagrecimento diferente. Quanto mais ansiedade e pressa tivermos, mais chance temos de desistir. Pense a longo prazo, já viu alguém plantar árvore e colher os frutos no dia seguinte? O emagrecimento acontece da mesma forma, regar as mudanças diariamente e esperar que os frutos do esforço apareçam gradativamente.

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