Agora MT Destaques Especialista fala sobre cânceres mais incidentes e alerta para importância da prevenção
ESPECIAL AO DIA NACIONAL DE COMBATE AO CâNCER

Especialista fala sobre cânceres mais incidentes e alerta para importância da prevenção

Por Jéssica Estellen
VIA

Jose Spinela Neto 01.Foto:Varlei Cordova/AGORAMT
Médico cancerologista e membro fundador da Apor, Dr. José Spilla Neto 01 – Foto:Varlei Cordova/AGORAMT

Na última sexta-feira, dia 27 de novembro, comemorou-se o Dia Nacional de Combate ao Câncer, a data criada em 1988 tem como intuito ampliar o conhecimento da população sobre o tratamento e, principalmente, sobre a prevenção da doença. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), milhares de novos casos de câncer surgem anualmente no país, segundo os dados de 2014, são 576 mil incluindo os casos de pele não melanoma, próstata, mama, cólon e reto, pulmão, estômago e colo do útero.

Para falar sobre o assunto, nossa equipe de reportagem procurou o médico cancerologista e membro fundador da Associação Pacientes Oncológicos de Rondonópolis (APOR), Dr. José Spilla Neto.

Segundo o médico, os tipos de câncer de maior incidência são: pele não melanoma, o câncer de mama, em mulheres e o de próstata, em homens.

 “O tipo mais comum é o câncer de pele não melanoma geralmente são ocasionados pela luz do Sol, se a gente seguir os parâmetros da sociedade brasileira de dermatologia como o uso de protetor solar e evitar exposição ao sol das 10h às 16h que é o Sol de maior intensidade, você consegue fazer uma boa prevenção, ” disse o médico cancerologista.

auto-exame
Informativa de como fazer o autoexame da mama – Foto: Femama

Ainda entre os tipos mais comuns no Brasil, está o câncer de mama que é o 2º mais comum em mulheres (atrás apenas do câncer de pele não melanoma). Conforme o INCA, em 2015, a estimativa é de 57 mil novos casos. “O câncer de mama a prevenção é feito basicamente no autoexame.  Geralmente, a mulher deve escolher um dia do mês para fazer o autoexame da mama. Uma vez detectado o nódulo na mama deve ser encaminhado ao mastologista, ” explica o médico.

A partir dos 40 anos, as mulheres devem realizar anualmente a mamografia, com o exame é possível detectar as lesões não palpáveis.

Já nos homens, a incidência do câncer de próstata também fica em 2º lugar, segundo o INCA, a estimativa são de 68,8 mil novos casos ao ano. “Homens a partir dos 45 a 50 anos já devem ser submetidos ao exame. O toque retal é o mais indicado, isso porque a próstata fica próxima a bexiga, quando feito o toque é possível detectar a sensibilidade da próstata facilmente, além do que os tumores da próstata crescem da periferia para o centro, ” explicou o médico.

exame próstata
Exame da próstata – Foto: Reprodução

Aliado ao exame clínico, o homem ainda pode realizar o exame do PSA para diagnosticar a doença. “O exame do PSA veio como mais uma arma para ajudar no diagnóstico precoce. O diagnóstico definitivo mesmo com a realização da biopsia, ” disse Dr. José Spilla Neto.

Em uma relação dos tipos de câncer mais perigosos, o médico cancerologista é sucinto em dizer que “ Para mim, os mais perigosos são os que estão em estágio clínico avançado. Mas citando alguns tipos, existe cânceres que são bem perigosos como os de cérebro, pulmão, fígado, pâncreas. Daí a importância da prevenção. ”

Entre os mais comuns segundo ele estão o câncer de pele não melanoma, mama, próstata, pulmão, intestino (cólon), estomago, colo do útero.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer é a 2ªcausa de mortes no Brasil e no mundo atualmente, perdendo apenas para as doenças cardiovasculares. Por isto, a detecção precoce é importante para salvar vidas, uma vez que, quando diagnosticados e tratados precocemente, muitos casos de câncer são curáveis.

Além disto, a prevenção pode ser feita através dos hábitos saudáveis tais como alimentação, nutrição e atividade física.

Segundo o médico cancerologista, em Rondonópolis, os cânceres de maior incidência batem com os do Brasil: pele não melanoma, próstata e mama. Procedimentos:450 por mês; cirurgias: 50; consulta: mais de mil por mês.

Relacionadas

Grupo envolvido em tráfico interestadual de drogas é alvo de operação da PF em MT e outros dois estados

As investigações tiveram início com a prisão em flagrante, em 04/04/2023, de homem que transportava 437kg de cocaína em um caminhão

Homem é preso pela Polícia Militar com tabletes de cocaína

Um homem de 34 anos foi preso em flagrante pela Polícia Militar por tráfico de drogas e direção perigosa, na manhã desta segunda-feira (22),...

Mãe e filho responsáveis por homicídios de idosos em Peixoto de Azevedo são presos pela Polícia Civil

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Peixoto de Azevedo, cumpriu na tarde desta terça-feira (23), os mandados de prisão preventiva contra mãe...

Motorista fica preso às ferragens após bater caminhão-baú na traseira de carreta na BR-364

O motorista de um caminhão-baú ficou preso às ferragens após atingiu a traseira de uma carreta na BR-364 nesta segunda-feira (22), em Pedra Preta-MT....

Governo nomeia 201 servidores para reforçar a Segurança Pública de MT

Foram nomeados agentes penitenciários, peritos, papiloscopistas e agentes socioeducativos

Edital da Secel viabiliza projetos de incentivo à leitura em MT

No mês em que é comemorado o Dia Mundial do Livro (23 de abril), a população mato-grossense ganha com projetos que fortalecem o hábito...

Vítima de acidente no Centro de Rondonópolis morre após 22 dias no hospital

Uma das vítimas do grave acidente que ocorreu na noite do dia 28 de março, no Centro de Rondonópolis-MT, morreu no Hospital Regional na...

Homem é assassinado com facada no coração durante briga em lanchonete

Um homem identificado como William Osmar de Oliveira Alves, 33 anos, morreu após ser atingido por três golpes de faca, na noite desta quinta-feira...

Operação cumpre 90 prisões contra alvos investigados por tráfico e associação criminosa

Noventa mandados de prisão estão em cumprimento nesta manhã de quinta-feira (17.04), pela Polícia Civil de Mato Grosso, na Operação Recovery Ultimato, coordenada pela...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas