A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) apoia a campanha Novembro Azul, comemorada mundialmente com o objetivo de mobilizar os homens sobre a importância do exame preventivo do câncer de próstata. Todas as forças de segurança da Sesp fazem parte da campanha – Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros e Politec.

A programação começa no dia 8 de novembro, com a 17º Corrida da Polícia Militar – “Homens do Mato”. No dia 10 de novembro, no Salão Nobre Cloves Vettorato, a partir das 8h30, acontece uma palestra sobre a prevenção ao câncer de próstata.

Para uma das idealizadoras da Campanha Novembro Azul, delegada Maria Alice Barros Martins Amorim, que comanda atualmente a Diretoria de Execução Estratégica da Polícia Judiciária Civil, o câncer de próstata é o grande mal que acarreta milhões de homens em todo mundo, pessoas que não se cuidam por conta do preconceito, ou simplesmente pelo desconhecimento.

Leia também:  Acusado é preso por ameaças e agressão a ex-companheira em Rondonópolis

“Entendemos que a Polícia Civil precisa cuidar do mais valioso bem que possui, homens valorosos que fazem da nossa polícia uma instituição de respeito. Esta campanha traz à reflexão e destaca a importância do policial olhar para si mesmo, não apenas como ente do Estado, mas acima de tudo como ser humano que precisa se cuidar”, ressaltou a delegada de polícia Maria Alice Barros Martins Amorim.

Em homens acima de 50 anos, pode-se realizar o exame de toque retal e exame de sangue. Cerca de 20% dos homens com câncer de próstata sintomático apresentam um PSA normal. Dependendo da região da próstata, o câncer também pode não ser palpável pelo toque retal. A melhor estratégia é realizar os dois exames, já que são complementares.

Leia também:  Rapaz se relaciona com esposa de detento e é baleado
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.