Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

Levantamento da Superintendência de Infraestrutura e Monitoramento Escolar, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), aponta que 30 escolas estão sendo construídas em Mato Grosso. Outras quatro escolas se encontram com o termo de contratação da empresa. No total, serão aplicados recursos na ordem de R$ 127.004.712,68.

As novas construções integram o programa Transforma Educação do Governo de Mato Grosso, que consiste em oferecer uma escola acolhedora, participativa e, sobretudo, inclusiva e apropriada para uma educação transformadora. A meta é proporcionar a todos os alunos o acesso à infraestrutura necessária para desenvolver um aprendizado de qualidade.

Pelo menos oito destas unidades têm previsão para ser concluída e inaugurada até o final deste ano. As construções são executadas com recursos de convênios com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Leia também:  Justiça restringe tráfego de caminhões na estrada Cuiabá/Chapada

O secretário de Educação, Permínio Pinto, acrescentou que as obras estão sendo fiscalizadas rotineiramente. “É sempre necessário a gente estar observando a qualidade das obras antes da sua conclusão para evitar atrasos no prazo de entrega”, observou.

Conforme ele, a melhoria na estrutura física se faz necessária para oferecer maior comodidade ao aluno e aos profissionais da educação. O secretário tem cobrado agilidade para que ao menos parte destas unidades possam entrar o ano letivo de 2016 em pleno funcionamento.

Em outra ponta, a Secretaria de Educação trabalha para adquirir os equipamentos para as novas escolas. Estas unidades só deverão ser entregue à população com os materiais necessário para melhor atender o aluno.

Leia também:  Chega ao 3º dia as buscas pelo avião desaparecido com casal e filho

O número de salas de aula das novas construções foi feito de acordo com a necessidade em cada município. As edificações têm de seis a 18 salas, mais os espaços destinados à secretaria, direção, refeitório, cozinha, banheiros e locais para o lazer.

Apesar de não ter sido inauguradas pela atual gestão, as novas escolas de Lucas do Rio Verde e Jangada passaram a funcionar neste segundo semestre. Em outras unidades as construções vão substituir prédios que estão em péssimas condições ou alocadas. Já outras têm previsão de ser concluídas apenas em 2016.

Municípios com construções ou que receberão obras de novas escolas ainda este ano:

1 – Lucas do Rio Verde
2 – Barra do Bugres
3 – Jaciara
4 – Alto da Boa Vista
5 – Cuiabá
6 – Rondonópolis
7 – Jangada
8 – Nova Maringá
9 – Santa Terezinha
10 – Sinop
11 – Cáceres
12 – Várzea Grande
13 – Nova Lacerda
14 – Rondonópolis
15 – Juruena
16 – Tangará da Serra
17 – São José do Rio Claro
18 – Jauru
19 – União do Sul
20 – Nova Marilândia
21 – Sorriso
22 – Primavera do Leste
23 – Campo Verde
24 – Alto Taquari

Leia também:  Setor varejista prevê melhor Natal em 4 anos
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.