Foto: assessoria
Foto: assessoria

O Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele, instituído em 7 de novembro, é marcado em Rondonópolis com um mutirão especial que vai ser realizado pelos médicos da Sociedade Brasileira de Dermatologia – SBD no município, em parceria com a prefeitura local. O mutirão para consultas, avaliações e pequenas cirurgias acontece no Centro de Especialidade Médica e Apoio Diagnóstico Albert Sabin – Ceadas, das 9 às 15 horas do sábado.

Hélio Cerávolo – médico representante da SBD no interior de Mato Grosso – explica que a campanha voluntária é para atender especificamente os casos suspeitos de câncer de pele. A expectativa é atender cerca de 500 pessoas durante o mutirão. Sete dermatologistas da SBD vão participar da campanha que tem a colaboração também de cirurgiões plásticos.

Leia também:  Denúncia de venda de gás clandestino em Rondonópolis chega ao MP

O médico Hélio Cerávolo esclarece ainda que o mutirão vai servir para atender apenas os casos de suspeita de câncer de pele. Ele informa que a equipe deve fazer uma triagem dos pacientes antes do atendimento. As pessoas com outras doenças dermatológicas devem procurar atendimentos nas unidades de saúde.

Maior incidência

O câncer de pele se destaca como o de maior incidência dentre os diversos tipos da doença, no mundo inteiro. A falta de cuidado, como o uso de protetor solar durante a infância e a adolescência, se destaca como principal fator responsável. Hélio Cerávolo alerta que em Mato Grosso a situação se agrava, devido ao clima que mantém sol forte e temperatura alta o ano inteiro.

Leia também:  Unidade Caic realiza palestra sobre saúde da mulher na quinta

Diante das estatísticas, o médico avalia que a campanha de combate ao câncer de pele é muito útil para a população que muitas vezes precisa esperar por uma consulta com especialista. Ele conta que na ação de 2014 foram realizados cerca de 300 atendimentos e feitas 15 cirurgias durante o mutirão. “Conseguimos resolver muitos casos durante a campanha. Aqueles que precisam de tratamento são agendados num período curto”, comenta.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.