Será realizado neste sábado (7) a segunda etapa do mutirão de limpeza `O Rio é Nosso´ com o objetivo de revitalizar o Ribeirão Arareau, através do recolhimento de resíduos sólidos e orientação das pessoas que moram à margem do córrego. A iniciativa é do Ministério Público Estadual e do Juizado Volante Ambiental  (Juvam), e dará sequência às ações desenvolvidas no primeiro mutirão de limpeza ocorrido em julho deste ano. A Prefeitura Municipal de Rondonópolis (MT) através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) é parceira do evento.

Segundo o gerente de Fiscalização da Semma, João Fernando Copetti Bohrer, nesta nova etapa a metodologia de trabalho será a mesma da primeira, com a adição de trechos de limpeza, totalizando nove. Os participantes sairão da Ponte da Avenida José Barriga até a ponte do Anel Viário. Anteriormente o trecho da ação foi da Ponte da Avenida José Barriga até o Rio Vermelho.

Leia também:  Mulher morre atropelada quando retornava de evento agropecuário em MT

A parte pesada de limpeza ficará a cargo da Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder), Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis – Sanear e empresas do setor de caçambas. Nos nove trechos terão equipes de trabalho compostas por voluntários de diversas instituições, entidades e empresas. Cada equipe será coordenada por um líder que orientará a recolher o lixo encontrado e acondicioná-lo em sacos plásticos, que serão transportados em pequenos barcos por voluntários da Colônia de Pescadores Z-3 até as caçambas cedidas pelas empresas parceiras.

O evento contará com apoio das Polícias Militar, Ambiental e Civil para garantir a ordem e segurança das equipes de trabalho e participantes. Paralelo ao evento será realizado Pit Stop educativo com panfletagem feita por estudantes locais.

Leia também:  Fuga de Poconé | Vídeo mostra detentos batendo em agentes e roubando armas

Uma reunião será realizada nesta tarde, às 14 horas, no Fórum, com o intuito de realizar um check list final com todos os participantes. Também serão repassadas informações sobre os cuidados com segurança, principalmente na questão do manuseio com os objetos recolhidos durante a limpeza, utilização de calçado adequado e cuidados com bichos peçonhentos.

Parceiras

São parceiros no evento o Ministério Público Estadual, Semma, Sema MT, Ibama, Polícia Militar Ambiental, Polícia Militar, Polícia Civil, Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros Militar, Bombeiro Civil; Sanear, Coder, Setrat, Defesa Civil Municipal, Proeam/MT, OAB, Rádio 105 FM, Lions Clube, Rotary Clube, Grupo Arareau, Cruz Vermelha, Rede Socioambiental, Centro Oeste Ambiental, Posto Forum, Financial, Grupo Petrópolis, Colônia de Pescadores Z3, Tec Rio, Coopercicla, América Reciclagem, Hospital Veterinário, Ong Cantinho de Proteção Animal, ARPA, Fundação Mato Grosso, Nilsão

Leia também:  Homem morre após ser baleado e corpo é encontrado na BR-364
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.