academiaFinal de ano apontando no calendário, chegou a hora de correr (desesperadamente) atrás de todas as metas planejadas. Aposto que emagrecer ou ser mais saudável estava no topo das metas, não estava?

Agora o #ProjetoVerão toma conta, é matricula na academia, Muay Thai, Zumba, aula funcional, grupo de corrida, etc., vale tudo para entrar em forma antes de acabar o prazo estipulado.

louca

Uma dúvida muito comum que leva as pessoas ao consultório é exatamente o que comer antes da atividade física. Na prática clínica muitos pacientes se queixam de fraqueza e indisposição durante e após a atividade física. Esse problema pode ser melhorado com alguns ajustes na sua alimentação.

Precisamos lembrar que nosso organismo irá gastar muita energia durante o exercício, e até mesmo quando objetivo é a perda de gordura, precisamos fornecer a ele energia vinda de carboidratos.

Quais carboidratos? Vale açúcar? Vale pãozinho francês? Vale uma macarronada? A qualidade do carboidrato, irá fazer diferença no resultado (perda de peso, melhora do desempenho).

O ideal é fazer o uso de carboidratos que entrem de forma lenta na corrente sanguínea e com isso forneçam energia durante todo treino. Exemplos: Nossa muito famosa batata doce, aveia e cereais integrais, frutas com casca e bagaço, pães e biscoitos integrais, (abaixo tem 2 receitinhas para facilitar)

maça

Quanto tempo antes do treino devo me comer? Almoça as 12h e vai treinar as 18h, ta bom? Não está. Come às 18h, vai treinar 18h01, ta bom? Não está. Lembra do fornecimento de energia? Em 6h seu organismo já utilizou tudo que foi consumido e começa a utilizar seu músculo como fonte de energia, perder músculo não é vantajoso para ninguém, nem para quem quer emagrecer. Treinar imediatamente após comer também não fornece energia para o treino, pois o sangue será priorizado para atividade física e não para a digestão.

Por isso o melhor período para se alimentar seria entre 1h e 2h antes da atividade física, caso seja uma refeição sólida e de 30 min a 1h caso seja uma refeição líquida.

É importante lembrarmos que cada metabolismo age de uma forma e cada atividade física demanda de uma necessidade específica, portanto é sempre importante adequar seu pré treino de acordo com seus hábitos e rotina através de acompanhamento com seu nutricionista.

açaiSugestão de pré treino

Shake de açaí e banana
1 polpa de açaí sem açúcar
1 banana madura congelada
200 mL de água de coco
Bater tudo e tomar gelado

 

 

frutasSalada de fruta com aveia

3 morangos cortados em cubos
½ manga cortada em cubos
Suco de 1 laranja
1 maçã cortada em cubos
1 fio de mel
2 colheres de sopa de aveia em flocos
Misturar tudo e consumir gelado

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.