O preço do leite pago ao produtor recuou 1,46% em setembro, ao contrário do que era esperado, pelo período entressafra no estado de Mato Grosso – MT. As informações foram divulgadas pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). A análise ainda mostra que o volume captado de leite no estado durante o período caiu ainda mais 6,83% se comparado ao de agosto/15.

Considerada uma seca atípica, Mato Grosso tem passado por um período de estiagem mais severo em relação ao do ano anterior. Nesse sentido, a oferta de leite está relativamente mais restrita este ano, devido à menor produção de forragem.

Assim, este cenário vem consolidando as estimativas divulgadas no último relatório do Valor Bruto da Produção (VBP), e, caso se confirmem as projeções para 2015, o VBP do leite passaria de 498 milhões para 463 milhões, o que representaria uma queda de 7% no setor produtivo.

Leia também:  Primavera do Leste | Maio fecha com saldo positivo e comércio é setor que mais gera emprego

Os economistas do Instituto concluem que esta redução no VBP é justificada pelo momento complicado pelo qual o setor lácteo está passando.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.