Agora MT Variedades Saúde e Bem-estar Três xícaras de café por dia aumenta expectativa de vida
SAúDE E BEM-ESTAR

Três xícaras de café por dia aumenta expectativa de vida

Por MdeMulher
VIA

Foto: Dercílio / Revista Saúde é Vital
Foto: Dercílio / Revista Saúde é Vital

Se você não vive sem um cafezinho, já pode comemorar. De acordo com uma pesquisa de Harvard, beber de três a cinco xícaras por dia pode diminuir os risco de morrer prematuramente de doença cardíaca, Parkinson ou diabetes tipo 2. E não pense você que isso é mérito da cafeína. Os cientistas acreditam que os benefícios estão relacionados com os compostos das plantas do café.

Para Ming Ding, cientista-chefe da Harvard TH Chan School of Public Health (EUA), os compostos bioativos presentes no café ajudam a reduzir a resistência à insulina e a inflamação sistemática das células, mas novos estudos na área são necessários para investigar os mecanismos que produzem esses efeitos.

Os resultados, publicados na revista Circulation, analisaram três estudos realizados com 208.501 voluntários – masculinos e femininos. Na pesquisa, o consumo moderado de café reduziu o índice de morte prematura por meio de doenças. A análise também considerou outros fatores, como tabagismo, IMC (índice de massa corporal), nível de atividade física, consumo de álcool e dieta. Os pesquisadores ressaltam ainda que, para cuidar da saúde do coração, é preciso seguir um estilo de vida saudável – e não somente incluir o café na rotina.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas