Alguns alimentos parecem trazer conforto para alma e são capazes de promover verdadeiros milagres quando consumidos. Obviamente, existe uma explicação científica para isso! A pedido de EXAME.com, Ana Gonçalves, coordenadora dos cursos de Nutrição e Gastronomia do IBMR, listou diferentes alimentos que podem influenciar no humor. Para os chocólatras de carteirinha, sim, o chocolate é capaz de deixar as pessoas mais felizes.

Foto: Internet
Foto: Internet

1. Chocolate

Já foi comprovado que o chocolate está associado a riscos reduzidos de doenças cardiovasculares, segundo pesquisa. E se ele faz bem para o coração, faz bem também para controlar o humor. De acordo com Ana Gonçalves, o chocolate contém polifenóis, como flavonoides, que aumentam a síntese de serotonina e melhora, consequentemente, o humor.

2. Leite

O leite é fonte do aminoácido tripotofano, ou seja, ajuda na formação do hormônio serotonina, facilita a liberação dos componentes energéticos a fim de manter a vitalidade do organismo no combate aos agentes estressantes. A nutricionista reforça que a serotonina está diretamente ligada ao bem-estar e à alegria.

Leia também:  Ortorexia | obsessão pela dieta perfeita
Foto: Reprodução / Bolsa de Mulher
Foto: Reprodução / Bolsa de Mulher

3. Gengibre

No suco, como tempero ou em forma de chá, o gengibre é outro alimento que pode melhor o humor, isso porque contém inúmeros componentes, betacaroteno, capsaicina e cúrcuma. Ana ainda explica que ele funciona como agente anti-inflamatório nas doenças musculoesqueléticas, incluindo o reumatismo, e ajuda até na cura da depressão.

4. Probióticos

Todos os leites fermentados, iogurtes e queijos azuis possuem microrganismos vivos que, se ingeridos em quantidades suficientes, promovem efeitos benéficos ao hospedeiro. De acordo com a nutricionista, os probióticos beneficiam o organismo porque atuam sobre o equilíbrio bacteriano intestinal, controlando o colesterol, os quadros de diarreias e constipação e, claro, melhorando o humor.

Foto: Getty Images5. Prebióticos

Já os prebióticos, como cereais integrais, farelo de trigo, folhosos, linhaça, frutas cítricas e aveia, são ingrediente alimentar não digerível pela maioria dos microrganismos do intestino. Eles afetam beneficamente o hospedeiro pelo estímulo seletivo do crescimento e/ou atividade de um número limitado de bactérias probióticas. Segundo a especialista, esses tipos de alimentos reduzem sintomas alérgicos e alivia a constipação, o que, consequentemente, melhora o humor.

Leia também:  Tilápia, o peixe que dominou o Brasil

6. Café

Já o café possui compostos bioativos como cafeína, trigonelina, niacina, melanoidinas, quinídeos e ácidos clorogênicos. De acordo com a nutricionista, esses compostos estimulam o sistema nervoso central, aumentam a síntese e a liberação de neurotransmissores, afetam a força de contração cardíaca, afetam o ritmo respiratório, aumentam a taxa metabólica basal e o efeito diurético. Resumindo: o café ajuda a prevenir a depressão.

BANANA7. Banana

Ana explica que a banana, por sua vez, é rica em carboidrato e triptofano, e ambos ajudam na formação da serotonina, hormônio da felicidade e do bom-humor.

8. Folhas verdes

Já as folhas verdes contêm ácido fólico e vitamina B, que atuam no sistema nervoso, na formação da serotonina e no combate ao estresse. Elas ainda têm clorofila, que ajuda na desintoxicação do organismo.

Leia também:  O coração do brasileiro está em risco. Vamos mudar isso?

9. Pimentas

Pimentas possuem uma substância chamada capsaicina, que aumenta os níveis de endorfina – substância associada ao prazer e bem-estar.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.