Agora MT Variedades Cinema e TV Após Maju e Thaís Araújo, Cris Vianna sofre ataques racistas na web...
RACISMO

Após Maju e Thaís Araújo, Cris Vianna sofre ataques racistas na web e desabafa

Da Redação com Bolsa de Mulher
VIA

Foto: Reprodução / Facebook
Página da atriz no Facebook – Foto: Reprodução / Facebook

A atriz Cris Vianna teve sua página no Facebook bombardeada por comentários racistas nesta segunda-feira, 30. Uma foto publicada pela artista recebeu uma série de postagens com mensagens ofensivas e insultos. Como resposta, Cris declarou que tem orgulho da cor de sua pele, de seu cabelo e de sua origem.

A atriz, que está no ar em “A Regra do Jogo”, novela da Rede Globo, já é a terceira famosa a ser atacada na web. Recente, Tais Araújo e a jornalista Maria Júlia Coutinho, também foram alvo de racismo na internet.

Em nota ao EGO, a assessoria de imprensa de Cris afirmou que está tomando todas as medidas judiciais cabíveis para que os responsáveis pelo ataque sejam identificados. “Se meu trabalho me permite expressividade, usarei minha voz por muito que sofre esse tipo de ataque diariamente e voltam para casa calados, cansados de não serem ouvidos. Como todos vocês, tenho orgulho da minha pele, do meu cabelo, da minha origem e de tudo o que sou. Do que somos. E não estamos sozinhos. Temos do nosso lado a lei”, afirmou a atriz.

A atriz fez um desabafo na rede social, Instagram - Foto: Reprodução / Instagram
A atriz fez um desabafo na rede social, Instagram – Foto: Reprodução / Instagram

Racismo é crime?

No Brasil, o racismo é um crime inafiançável e imprescritível, previsto pela Lei n. 7.716/1989, e é definido como ofensa a uma coletividade indeterminada de pessoas, discriminando toda a integralidade de uma raça. O caso da atriz, assim como o de Tais Araújo e Maju Coutinho também pode ser enquadrado como injúria racial, definido como ofensa à honra de alguém com base em elementos referentes à raça, cor, etnia, religião ou origem.

Já foram levantadas suspeitas de que Cris tenha sido vítima do mesmo grupo que organizou os ataques contra as outras famosas e o mecanismo de ação é o mesmo: uma série de perfis (que podem até ser falsos) começa a publicar mensagens de ódio ao mesmo tempo, com o objetivo de chamar a atenção e ganhar espaço na mídia.

Como denunciar?

Para denunciar crime de racismo ou injúria racial, disque 156, em seguida opção 7. (Informação oficial do portal do Governo brasileiro)

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas