O Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron) apreendeu, de janeiro à primeira semana de dezembro deste ano, 1.773,19 toneladas de droga, entre cocaína e maconha, superando os anos de 2014 e 2013 inteiros. Além disso, o grupamento especializado realizou diversas prisões de traficantes durante ações diurnas e noturnas, em conjunto com demais instituições ou em suas barreiras fixas e volantes, nos 983 quilômetros de faixa de fronteira seca e alagada que separam Mato Grosso da Bolívia.

No mesmo período, os policiais do Gefron também apreenderam 22.430 mil produtos provenientes de contrabando ou descaminho, 89 veículos foram recuperados, 154 veículos apreendidos, R$ 1.186,108,00 em papel moeda apreendido, U$ 516.110,00 mil dólares, 31 armas e 906 munições apreendidos, entre outros objetos.

Leia também:  Depois de acidente com ciclistas, jovem caí de moto e morre atropelado por carro em MT

Em relação à apreensão de drogas, no ano de 2014 o grupamento apreendeu 691.712 quilos. Já no ano de 2013 foram 849.580 quilos.

O comandante do Gefron, tenente-coronel PM Jonildo José de Assis, avalia as ações na fronteira em 2015 de forma positiva e destaca o trabalho integrado entre as forças de segurança, que culminou na apreensão recorde de droga este ano.

“Deflagramos diversas operações, inclusive com a participação de várias forças policiais da esfera federal e estadual. Desenvolvemos a política de segurança pública junto às autoridades locais e também com o país vizinho, a Bolívia”, comentou.

O comandante pontuou ainda os esforços descomunais de todos os operadores de fronteira, tanto em âmbito administrativo como operacional, durante todo o ano de 2015. “Trabalhamos muito, corremos o tempo todo, na direção certa, com alvo definido, arrimado na lei, ética e compromisso e, por isso, chegamos onde nos propusemos alcançar”, completou Assis.

Leia também:  Mulher é morta a facadas durante a madrugada em Mirassol D'Oeste

Para o secretário Executivo de Segurança Pública, Fábio Galindo Silvestre, o resultado do trabalho do Gefron é reflexo do investimento realizado em 2015 no grupamento. “O Gefron obteve da Secretaria de Segurança Pública tratamento prioritário com recomposição de efetivo com mais 40 homens, reforço financeiro com a jornada extraordinária e aquisições de viaturas e armamento”, destacou o secretário.

Sobre o Gefron

O Grupo Especial de Fronteira (Gefron) foi criado no Estado de Mato Grosso no dia de 13 de março de 2002, por meio do Decreto Estadual nº 3994.

O objetivo do grupamento especializado é apoiar os órgãos federais responsáveis pela segurança na fronteira do Brasil com a Bolívia dentro do Estado de Mato Grosso, desencadeando na região operações sistemáticas de prevenção e repressão ao tráfico de drogas, contrabando e descaminho de bens e valores, roubo e furto de veículos e invasões de propriedades.

Leia também:  Família é rendida, amarrada e trancada em banheiro por trio armado
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.