Agora MT Variedades Saúde e Bem-estar Aprenda a deixar o arroz menos calórico
SAÚDE

Aprenda a deixar o arroz menos calórico

Da Redação com Vila Mulher
VIA

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Será que é possível preparar um arroz com 50% menos calorias? Segundo cientistas da Faculdade de Química do Sri Lanka, a resposta é SIM! Segundo eles, não existe muito segredo para esta redução drástica. Basta ferver a água e cozinhar o arroz, simples assim!

O diferencial é que antes de adicionar os grãos à panela, os pesquisadores colocam óleo de côco na água. A quantidade deve ser de 3% o peso do arroz a ser preparado. Depois de pronto, eles deixam o arroz na geladeira por 12h e por fim, requentam e servem. Dá para acreditar que só isso pode reduzir metade das calorias?

Uma xícara de arroz cozido puro – sem contar outros ingredietes, como óleo e manteiga – tem cerca de 200 calorias. A maior parte delas vem do amido, que é processado pelo corpo em forma de açúcar e se torna gordura quando consumido em excesso.

Segundo a revista Galileu, o que faz a diferença é que existem vários tipos de amido. Alguns são mais resistentes e, como demoram mais para serem processados pelo seu organismo, acabam sendo menos absorvidos e eliminados. O resultado é um menor armazenamento de gordura.

A maneira de preparo de um alimento pode alterar a forma do amido. Isso pode transformar uma substância que seria facilmente absorvida pelo corpo em algo mais resistente.

No caso do arroz, ele mudou ao receber um lipídio (o óleo de côco) antes de seu cozimento e ao ser resfriado logo após o processo. Incrível não é?

Os estudiosos também foram capazes de reduzir as calorias do arroz menos saudável em 12% e do mais saudável (o Suduru Samba) em 50%. Eles acreditam que podem transformar a dieta, principalmente no países asiáticos.

Seria ótimo implantar esta novidade no Brasil não é?

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas