A comercialização de pluma de algodão durante o mês de novembro registrou uma queda em comparação com o mês anterior. Ao final de novembro, a negociação chegou a 83,3% das 939,9 mil toneladas produzidas na safra 14/15. Durante o mês, 13 mil toneladas foram negociadas, com preço médio de R$ 69,66/@, 2,7% inferior ao preço médio de outubro. As informações são do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Neste contexto, os economistas destacam dois fatos: novembro teve a 2ª menor liquidez mensal da safra, e o preço médio mensal caiu após cinco meses de subidas consecutivas. Porém, essa baixa no preço médio não surpreendeu, pois há algumas semanas já eram vistas quedas nos preços da pluma em MT, causadas pela proximidade do final do beneficiamento, a menor demanda e a retração do câmbio.

Leia também:  MT registra aumento de 1,34% no número de consumidores inadimplentes em setembro

 “Se este não voltar a subir, tal viés de retração poderá se tornar tendência, já que para o início de 2016 espera-se uma movimentação das indústrias brasileiras mais tímida do que o comum para a época do ano, e o mercado externo começa a se mostrar bem abastecido pela pluma dos EUA” concluem os economistas.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.