A Anemia é caracterizada por uma deficiência nutricional muito comum no mundo todo. Na maioria das vezes, ela é causada pela falta de ferro no organismo. Além disso, A Deficiência de Ferro pode ser causa direta da anemia, por isso acido fólico, vitamina B12 e todos os outros indiretamente envolvidos no metabolismo do ferro são muito importantes. Além desses, outros nutrientes que que merecem destaque são as Vitamina C e Vitamina A, Zinco, Cobre, Fosforo e as proteínas. É por esse motivo que se deve prestar atenção aos alimentos ingeridos, não deixando que eles fiquem em falta no organismo.

Lembrando que cansaço, indisposição e falta de força podem ser sintomas da anemia. A doença, que consiste na diminuição do número de hemoglobinas, proteína do sangue responsável por levar oxigênio para ás células, pode ser prevenida com uma alimentação equilibrada e com a priorização de alguns tipos alimentares. Então, Confira Os 10 alimentos bons para anemia.beterraba

Beterraba: A Beterraba é um dos principais alimentos bons para anemia. Pois, ela possui considerável quantidade de Vitamina C, que tem propriedades antioxidantes, portanto, aumentando as defesas do organismo. Tal substância também colabora para a melhor absorção de outro nutriente presente, como o ferro. Ele é importante para a formação dos glóbulos vermelhos do sangue e a prevenção de anemia.

Leia também:  Tilápia, o peixe que dominou o Brasil

Goji Berry: O Goji Berry é uma excelente alternativa de alimentos bons para anemia. Pois, ela possuir uma alta concentração de Vitamina C. A vitamina é responsável por facilitar a absorção do ferro no organismo. Portanto, além de prezar por alimentos ricos em ferro, é essencial acrescentar à dieta Alimentos Ricos em Vitamina C, como Laranja, Limão e outras frutas cítricas.

Foto: Reprodução / Alimentos Saudaveis
Foto: Reprodução / Alimentos Saudaveis

Brócolis: Entre as hortaliças, o Brócolis é a que tem a maior concentração de ferro, nutriente essencial para a síntese das células vermelhas do sangue, que são responsáveis por transportar oxigênio para todas as celular do corpo. Ele também é rico em fibras e boa fonte de Cálcio, Vitamina A, Vitamina B, Vitamina C e Vitamina K.

Nozes e castanhas: O Zinco e o Ferro presente nesses alimentos auxiliam o sistema imunológico no combate aos organismos indesejados. E também diminuem as chances de se ter anemia. Além disso, possui níveis de cobre e oxalato.

Leia também:  Câncer de pele também surge nas pálpebras, mas poucos se protegem
Divulgação
Divulgação

Soja: A Soja é outra boa opção de alimentos bons para anemia. Pois, ela é uma excelente fonte de vários nutrientes, como proteína vegetal, fibras, ferro, magnésio, fosforo e Vitamina B2 e Vitamina K. A soja também possui Selênio, potássio, Vitamina B6 e Folato, Além de ser rica em isoflavona, que tem propriedades antioxidantes.

Salmão: O Salmão é uma excelente fonte de de proteínas, selênio, fosforo, niacina e de vitaminas B12. O salmão também possui um boa quantidade de ferro, magnésio, potássio, zinco, vitamina A e do complexo B e de ômega 3. portanto, sendo uma boa alternativa de alimentos bons para anemia.

Foto: Reprodução / InternetEspinafre: O Espinafre é outra boa opção de alimentos bons para anemia. Pois, Embora a quantidade de ferro contida no espinafre não seja considerável, o alimento é rico em ácido fólico, substância que ajuda na produção de manutenção de novas células. Outros vegetais verdes escuros desempenham a mesma função, como a escarola, brócolis, Couve e Agrião.

Maçã: A Maçã possuir uma alta concentração de potássio, Cálcio e magnésio, a maçã, que também é rica em ferro, ajuda a melhorar a fluidez e saúde sanguínea. Além disso, uma substância chamada pectina, presente em grande quantidade na fruta, também é útil para controlar o colesterol e ativar a circulação de sangue no corpo.

Leia também:  Como fazer crumble de morango e pêssego (sobremesa saudável)
Foto:  Reprodução / Scienzamente
Foto: Reprodução / Scienzamente

Uva passa: A Uva Passa é outra boa alternativa de alimentos bons para anemia. Pois, Tanto a versão seca quanto a hidratada da fruta são ricas em ferro, entretanto a uva passa potencializa a contração desse e de outros nutrientes importantes para a saúde do sangue, como o potássio.

Quinoa: A Quinoa possui ferro, mineral que ajuda no combate à anemia. Além dele, o silêncio é um destaque nesse alimento já que age no metabolismo de diversos sistemas do nosso organismo, como o cardiovascular, nervoso, digestório, muscular e locomotor.

Vitamina C: A Vitamina C presente em alguns alimentos, aumenta a biodisponibilidade do ferro, ou seja, faz com que o mineral seja melhor absorvido devido a ação que ele exerce junto à essa vitamina. Ela também é importante na síntese da ferritina – uma proteína de reserva do ferro, produzida pelo fígado.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.