Agora MT Variedades Saúde e Bem-estar Conheça as propriedades do 'santo' orégano
SAúDE E BEM-ESTAR

Conheça as propriedades do ‘santo’ orégano

FONTE
VIA

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

ALIADO DA DIGESTÃO
Como estimula a secreção da bile, ajuda na digestão. Entre outras funções, a bile facilita o metabolismo de gorduras, atuando como um detergente e permitindo a absorção de nutrientes.

NO PRATO
Não há uma quantidade exata de orégano a ser consumida. Vale incluí-lo a gosto, mas sem exageros – senão, a receita amarga. Dica: para garantir as propriedades, só acrescente o tempero no fim da receita, sem cozinhá-lo.

BOM NA DIETA
Mais uma vez, graças aos antioxidantes (que reduzem a inflamação do tecido gorduroso) o orégano ajuda a emagrecer. Mas a nutricionista lembra: é necessário aliar bons hábitos alimentares e prática de atividade física para detonar os quilinhos extras.

TURBINADO!
Possui mais de 200 compostos antioxidantes. “Eles combatem os radicais livres que causam danos às células, provocando doenças e envelhecimento precoce”, diz a nutricionista Jaqueline Fagundes, da rede Mundo Verde.

CORPO PROTEGIDO
“Ele reforça nossa imunidade devido à ação antioxidante, antifúngica e antimicrobiana que os seus compostos lhe conferem”, afirma a especialista.

QUE ALÍVIO!
Possui ação antiespasmódica, ajudando a aliviar as contrações. “Por isso auxilia na redução das cólicas. Pode-se utilizar o chá dele para este propósito”, diz Jaqueline. Confira receita no quadro abaixo.

Para se livrar da tosse que não passa!
O orégano tem ação expectorante. Para se valer dela, aqueça uma xícara de chá de água filtrada até que ela comece a borbulhar – mas atenção: não deixe ferver. Num recipiente, jogue a água quente sobre 1 colher (sopa) sw folhas ou flores de orégano. Deixe a infusão tampada entre cinco e dez minutos. Coe e consuma a bebida na temperatura que preferir. “Para potencializar o efeito expectorante, misture mel ao chá “, diz Jaqueline. Recomenda-se ingerir até três xícaras de chá ao dia.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas