Agora MT Variedades Saúde e Bem-estar Conheça os benefícios das frutas secas para a saúde
SAÚDE

Conheça os benefícios das frutas secas para a saúde

Você pode até não gostar de uva passa, mas as outras são ótimas para regular o intestino

Da Redação com MdeMulher
VIA

Foto: Elena Schweitzer/Thinkstock/Getty Images
Foto: Elena Schweitzer/Thinkstock/Getty Images

  • Ameixa

A versão passa dela é indicada no combate de hemorroidas e também ajuda a regular o intestino. Além disso tem uma grande quantidade de fósforo, o que é ótimo para tratamentos contra doenças degenerativas e a alta quantidade de vitaminas do complexo B para a prevenção de reumatismo, artrite e aterosclerose.

  • Damasco

Ótimo para a saúde dos olhos devido a quantidade de vitamina A.

  • Tâmara

Não tão comum de encontrar por aí como as uvas, ameixas e damascos, as tâmaras são ricas em potássio e muito indicadas aos hipertensos. Mas são mais calóricas do que as suas companheiras de ceia, viu?

  • Uva passa

A tão polêmica fruta seca tem lá suas vantagens para a nossa saúde (talvez não para o seu paladar). A verdade é que ela tem uma função cicatrizante, ajudando no desenvolvimento dos glóbulos vermelhos e auxiliando no combate de doenças renais e até a anemia.

Foto: Reprodução / Scienzamente
Uva passa – Foto: Reprodução / Scienzamente

De acordo com Flávia Salvitti, nutricionista do Hospital San Paolo as frutas secas devem ser consumidas com moderação, principalmente pela quantidade de calorias. “Elas podem ser benéficas à saúde em quantidades moderadas, pois são ricas em fibras, ferro, magnésio, minerais, potássio, selênio, cálcio, vitaminas A e do Complexo B”, declara. A dica dela é equilibrar nas porções: combinar cinco uvas passas com três ameixas ou tâmaras, por exemplo.

Frutas cristalizadas x frutas secas

Mas é melhor ficar de olho nos rótulos dos produto para garantir que você esteja certa dos benefícios das frutas. A nutricionista Salucha Dainez, do Oba Hortifruti explica as principais diferenças entre as frutas cristalizadas e as secas:

1. Forma de produção

No processo de cristalização ou glaceação toda a água da fruta é substituída por açúcar – daí aquele sabor maravilhoso bem doce. E no processo de desidratação a fruta perde a água pela evaporação, mas concentra o açúcar natural e também preserva os nutrientes e fibras.

2. Conteúdo nutricional

Por não ter nenhum acréscimo de açúcar, a versão seca (ou desidratada) é a mais benéfica e normalmente menos calórica também.

3. Consumo indicado

Dependendo da fruta a quantidade pode variar bastante, mas a nutricionista indica 30g por dias – ou dois damascos secos por exemplo. Se você for do tipo que prefere as cristalizadas, mantenha entre 10g por dia – e não deixe de consumir as frutas in natura!

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas