Capital de Mato Grosso, Cuiabá - Foto: Ascom
Capital de Mato Grosso, Cuiabá – Foto: Ascom

Mesmo com a crise econômica, Cuiabá foi a capital brasileira que teve o maior índice de crescimento de investimentos no ano de 2015, segundo dados divulgados pelo Tesouro Nacional e publicado pelo Jornal O Globo. Enquanto muitas capitais tiveram retração em seus investimentos, Cuiabá investiu R$ 101,09 milhões neste ano e teve um crescimento de 197,35% em relação a 2014.

Ainda conforme dados do Tesouro Nacional, após a capital mato-grossense aparecem na lista das capitais com total de investimentos realizados em 2015, Porto Velho (RO) com crescimento de 156,22%, Goiânia (GO) que teve 133,81%, São Luís (MA), com 113,28% e em seguida, o Rio de Janeiro com 74,6%.

Já as capitais que aparecem no ‘vermelho’ em 2015 na lista são: Natal (RN) com 89,7% de redução, Curitiba (PR) com 63% e Vitória (ES), que retraiu 46%. Campo Grande é a única capital da região Centro-Oeste que aparece entre as capitais que reduziram investimentos com o descimento de 30,17.

Leia também:  Policiais passam por capacitação para aprimorar técnicas de atuação na região de fronteira

Ao todo, foram 14 das 22 capitais que apresentaram investimentos inferiores aos do ano passado.

As capitais Rio Branco (AC), Macapá (AP), João Pessoa (PB) e Florianópolis (SC) não tiveram os dados divulgados.

Cuiabá

Segundo a assessoria de imprensa, o crescimento neste ano é resultado das medidas administrativas tomada pelo município. A 1ª delas foi a reforma administrativa, com corte de pessoal e de despesas de custeio por meio da fusão de secretarias municipais, que passaram de 24 para 17. O objetivo foi garantir uma economia de até R$ 15 milhões anuais nas contas do Executivo.

As medidas garantiram à população a entrega do Hospital São Benedito, especializado em cirurgias de média e alta complexidades, que já realizou aproximadamente 1,3 mil cirurgias ortopédicas e neurológicas, bem como a revitalização do Parque Tia Nair. Foram entregues também 250 quilômetros de recapeamento e 200 quilômetros de asfalto novo por meio do Programa Novos Caminhos.

Leia também:  Concurso trará tranquilidade e segurança a servidores da Educação, diz governador

Dentre as obras garantidas para 2016 estão as do novo Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá, do Parque das Águas, da revitalização da orla do Porto (Porto-Cuiabá), de novas Unidades de Pronto Atendimento e a finalização do Programa Novos Caminhos, que tem a meta de completar o asfaltamento de 300 quilômetros de ruas na cidade até ano que vem.

Serão inauguradas ainda sete creches e cinco escolas novas, além de outras oito escolas reformadas e várias outras obras que vão melhorar a vida da população.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.