Capital de Mato Grosso, Cuiabá - Foto: Ascom
Capital de Mato Grosso, Cuiabá – Foto: Ascom

Mesmo com a crise econômica, Cuiabá foi a capital brasileira que teve o maior índice de crescimento de investimentos no ano de 2015, segundo dados divulgados pelo Tesouro Nacional e publicado pelo Jornal O Globo. Enquanto muitas capitais tiveram retração em seus investimentos, Cuiabá investiu R$ 101,09 milhões neste ano e teve um crescimento de 197,35% em relação a 2014.

Ainda conforme dados do Tesouro Nacional, após a capital mato-grossense aparecem na lista das capitais com total de investimentos realizados em 2015, Porto Velho (RO) com crescimento de 156,22%, Goiânia (GO) que teve 133,81%, São Luís (MA), com 113,28% e em seguida, o Rio de Janeiro com 74,6%.

Já as capitais que aparecem no ‘vermelho’ em 2015 na lista são: Natal (RN) com 89,7% de redução, Curitiba (PR) com 63% e Vitória (ES), que retraiu 46%. Campo Grande é a única capital da região Centro-Oeste que aparece entre as capitais que reduziram investimentos com o descimento de 30,17.

Leia também:  Tangará da Serra é 10º município a receber Caravana da Transformação

Ao todo, foram 14 das 22 capitais que apresentaram investimentos inferiores aos do ano passado.

As capitais Rio Branco (AC), Macapá (AP), João Pessoa (PB) e Florianópolis (SC) não tiveram os dados divulgados.

Cuiabá

Segundo a assessoria de imprensa, o crescimento neste ano é resultado das medidas administrativas tomada pelo município. A 1ª delas foi a reforma administrativa, com corte de pessoal e de despesas de custeio por meio da fusão de secretarias municipais, que passaram de 24 para 17. O objetivo foi garantir uma economia de até R$ 15 milhões anuais nas contas do Executivo.

As medidas garantiram à população a entrega do Hospital São Benedito, especializado em cirurgias de média e alta complexidades, que já realizou aproximadamente 1,3 mil cirurgias ortopédicas e neurológicas, bem como a revitalização do Parque Tia Nair. Foram entregues também 250 quilômetros de recapeamento e 200 quilômetros de asfalto novo por meio do Programa Novos Caminhos.

Leia também:  Sete deputados de MT votam para livrar Temer de investigação

Dentre as obras garantidas para 2016 estão as do novo Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá, do Parque das Águas, da revitalização da orla do Porto (Porto-Cuiabá), de novas Unidades de Pronto Atendimento e a finalização do Programa Novos Caminhos, que tem a meta de completar o asfaltamento de 300 quilômetros de ruas na cidade até ano que vem.

Serão inauguradas ainda sete creches e cinco escolas novas, além de outras oito escolas reformadas e várias outras obras que vão melhorar a vida da população.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.