Foto: assessoria
Foto: assessoria

A Câmara dos Deputados promoveu, nesta quarta-feira (16), sessão solene em homenagem ao Dia do Arquiteto e Urbanista e ao 4º aniversário do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR).

Na ocasião, o deputado Adilton Sachetti (PSB-MT) foi homenageado pelas entidades representantes da categoria e falou do orgulho de poder comemorar esta data.

“Quero transmitir minha alegria de estar aqui hoje, neste dia festivo para a nossa profissão, que é desafiante, porque a gente procura entender e fazer aquilo que os outros querem e procuramos sempre alcançar o principal objetivo que é satisfazer quem contrata os nossos trabalhos”, disse o parlamentar.

O deputado também falou dos trabalhos desenvolvidos quando exerceu a profissão de arquiteto, como projetos de construção de grandes armazéns, pontes de portos, pequenas centrais elétricas e, principalmente, por ter tido a oportunidade de transformar o sonho de um visionário em realidade.

Leia também:  Avião com o ministro do STF Gilmar Mendes sofre pane e retorna para Brasília

“Fui o autor do plano urbanístico de Sapezal e fico orgulhoso em ver que aquela cidade é considerada moderna e bem planejada. Podem ter certeza que ela foi urbanizada com muito trabalho e carinho”, afirmou Sachetti.

Em Rondonópolis, Adilton foi um dos responsáveis pelo projeto da capela da Vila Birigui, pela restauração da fachada da Igreja Santa Cruz e de várias casas na cidade.

Ao fim de seu discurso, Sachetti destacou o trabalho das entidades de arquitetura. “Agradeço a todos os representantes que nos sustentam, que nos orientam e que nos agregam. Sem elas não conseguiríamos ter a nossa categoria organizada”, finalizou.

O presidente do CAU-BR, Haroldo Pinheiro de Queiroz, ressaltou a importância desses profissionais para as nossas cidades e agradeceu ao empenho demonstrado pelos  5 parlamentares, formados em arquitetura, em defesa da categoria na produção de leis no Brasil.

Leia também:  Pátio confirma Argemiro na Gestão de Pessoas

Desde 2011 o CAU Brasil escolheu o dia 15 de dezembro para comemorar o Dia do Arquiteto e Urbanista, porque é a data de nascimento do Arquiteto Oscar Niemeyer, patrono da Arquitetura brasileira, que assinou mais de 500 obras espalhadas por todo o mundo.

O projeto de lei 2.381/2015 que institui oficialmente este dia como data para comemorar o Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista, foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados em 8/12/15. A proposta, de autoria do deputado Luiz Carlos Busato (PTB-RS), segue agora para analise no Senado.

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.