Foto: assessoria
Foto: assessoria

Durante a solenidade de entrega de uma Van e duas motos Bis à Unidade de Controle de Zoonoses na manhã desta segunda-feira (14), o prefeito Percival Muniz anunciou que a partir do mês de janeiro de 2016, as agentes de combate a endemias passam a contar com 12% de aumento salarial. Segundo o prefeito, é fundamental valorizar o servidor porque é possível construir um município com um serviço bem prestado.

A Van foi uma aquisição possível por meio do Governo Federal, após um projeto encaminhado pela Secretaria Municipal de Saúde relacionado ao Plano Municipal de Contingência de Vetores que é uma das referências de Rondonópolis. Já as duas Bis, foram compradas por aproximadamente R$ 14 mil com recursos próprios da prefeitura.

Leia também:  População deve se reunir novamente em manifestação de 'luto' pelo fechamento da UTI Pediátrica

Com as aquisições, a proposta é intensificar o trabalho de combate ao Aedes aegypti na cidade. Segundo o coordenador do Departamento de Saúde Coletiva, Edgar Prates, a Van servirá para a realização de mutirões de combate ao mosquito transmissor da dengue, do vírus Zika e da Chikungunya, e em momentos que não houver mutirões será utilizada como apoio no transporte de pacientes de hemodiálise.

Já, as duas Bis auxiliarão o trabalho dos supervisores dos agentes de combate a endemias, que terão um meio de transporte rápido, sem ficarem parados em função de problemas com os demais veículos da UCZ.

Marildes Ferreira, secretária Municipal de Saúde, destaca que somente de 2013 até dezembro de 2015, a Prefeitura investiu, com recursos próprios, R$ 1,8 milhão na Vigilância Ambiental, o que significa 100% a mais do que foi investido nos três últimos anos anteriores.

Leia também:  Município e Justiça fazem mutirão de negociação fiscal

O investimento reflete diretamente no trabalho de referência de controle de vetores, já que é a partir dele que o Município é contemplado pelo Ministério da Saúde por três anos consecutivos.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.