Sensibilizar a população de Rondonópolis que é necessário cada morador fazer bem o ‘dever de casa’ no processo de combate ao mosquito aedes aegypti. Esta é a meta da secretária de Saúde de Rondonópolis, Marildes Ferreira, que lança na manhã de segunda-feira (21) um mutirão de ação especial para eliminação de criadouros do mosquito e conscientização da comunidade, em locais estratégicos da cidade. São 160 agentes envolvidos no mutirão que vai visitar cerca de 6.600 imóveis em 19 bairros da cidade, nos dias 21 e 22.

Na segunda o mutirão acontece no bairro Nossa Senhora do Amparo, na Vila Nova Aurora, na Santa Cruz, na Vila Planalto e o no bairro Abnezer. Os profissionais vão ser divididos em duas equipes. Os agentes do primeiro grupo participam de um café da manhã no Centro de Saúde Nossa Senhora do Amparo e começam a operação às 7h30, naquela região. A outra equipe sai da sede da Secretaria para atuar nos demais bairros.

Leia também:  Prefeitura encaminha repasse do Estado para Santa Casa

A ação prossegue na terça-feira (22), na região da Vila Operária. O mutirão acontece nos bairros Lajeadinho, Cidade Natal, Padre Rodolfo, Jardim Brasil, Sumaré, Jardim Marajó, Jardim Reis, Três Poderes, Vila União, Jardim Progresso, Nilmara, Vila Verde, João Bosco Bournier e Ezequiel Ramin. Apenas nesta região são 282 quarteirões e 4.10O imóveis a serem visitados.

Marildes Ferreira explica que cada casa vai ser visitada por um agente comunitário de saúde e um agente de endemia. O gerente do Departamento de Saúde Coletiva do Município, Edgar Prates, explica que os agentes vão fazer a vistoria em todo o espaço do imóvel e nas proximidades e atuar também na eliminação dos criadouros encontrados, além de repassar orientações aos moradores sobre as medidas a serem adotadas para combater o mosquito e prevenir casos das doenças vetoriais transmitidas pelo aedes aegypti. Além da dengue, o mosquito transmite a febre chikungunya e o zika vírus.

Leia também:  Acidente na MT-130 deixa duas vítimas gravemente feridas
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.