Foto: Divulgação / PJC
Operação Mercatore deflagrada em Cuiabá – Foto: Divulgação / PJC

Vinte três membros de uma organização criminosa responsável por 90% dos roubos em comércios de Cuiabá são alvos da operação “Mercatore”, deflagrada na manhã desta sexta-feira (18), pela Polícia Judiciária Civil, em investigações da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) da Capital. A ação é parte do plano da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), para enfrentamento aos crimes de roubos ocorridos na região metropolitana.

Delegados, investigadores e escrivães estão desde às 6h da manhã em bairros de Cuiabá e Várzea Grande para o cumprimento de 11 mandados de prisão preventiva, 12 conduções coercitivas para interrogatórios e 34 buscas e apreensão, que serão feitas em residências e empresas. As ordens judiciais foram expedidas pela Vara do Crime Organizado de Cuiabá.

Leia também:  Menores rendem clientes e proprietário durante assalto a comércio

As investigações da Delegacia de Roubos e Furtos, iniciadas há um ano, apontam que a organização criminosa movimentou cerca de R$ 1,6 milhão, em 60 dias. “Trata-se de uma organização criminosa que se dedica a prática de lavagem de dinheiro, roubos, furtos, receptação qualificada, estelionato, corrupção”, citou alguns dos crimes a delegada titular da Derf, Elaine Fernandes da Silva.

Uma curiosidade descoberta recentemente nas investigações é que um dos integrantes da quadrilha chama o chefe de “Pai”, se inspirando na novela a “Regra do Jogo”.

Detalhes do esquema montado pelo grupo criminoso serão apresentados às 10:30 horas, na Delegacia de Roubos e Furtos, no bairro Verdão, pelos delegados que integram a investigação.

Leia também:  Rapaz é preso suspeito de abusar de criança de 12 anos em Rondonópolis

Participam da operação equipes policiais da Diretoria de Inteligência, Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Cuiabá e Derf de Várzea Grande, Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP), Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos Automotores (Derrfva), Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DDM), Delegacia do Consumidor (Decon), Delegacia Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Deddica), 3ª Delegacia de Polícia, Delegacia de Santo Antônio do Leverger, Delegacia de Chapada dos Guimarães, Delegacia de Rosário Oeste.

A operação também conta com apoio de um helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPaer), da Segurança Pública.

Mercatore – vem do Italiano e significa comerciante, mercancia, aquele que media e age como intercessor, traficante.

Leia também:  Mulher grávida de 8 meses é encontrada morta em córrego
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.