Foto: Arquivo
Foto: Arquivo

Espero que essas letras cheguem a vocês, com toda a paz e prosperidade que a data de Natal merece.

Meu muito obrigado pela repercussão que atingiu a última publicação, as críticas duras de algumas de minhas leitoras ao meu ponto de vista, esse espaço é de vocês, nunca haverá crítica da minha parte quanto a opinião de vocês, seja ela uma crítica elogiosa ou absolutamente negativa.

Meu abraço aos futuros advogados que passaram no último exame da Ordem dos Advogados do Brasil 1ª fase, foco que os senhores e senhoras estão muito próximos de adquirirem o direito de exercer uma das profissões mais bonitas, aos que não passaram digo a vocês não desanimem, lembro do gosto amargo de cada uma das minhas três reprovações, a alegria do sucesso compensará toda a dor dos testes, e do isolamento necessário para passar.

Gostaria de dividir com vocês meus leitores um assunto, que eu ainda não havia percebido, até que em um delicioso churrasco, estou mais gordinho do que nunca, um colega de profissão, Cristiano Junqueira de Araújo, advogado e homem de fácil circulação pelos meios do poder mato-grossense, entre um trago e outro em um bom Whisky me explicava a importância de Rondonópolis hoje no cenário nacional.

Leia também:  Como provar alguma coisa? | Entendendo Direito

Achei que devia dividir com vocês porque eu invariavelmente falo bem dessa cidade, não porque eu seja iludido, conheço os problemas e sei que ainda temos muito a melhorar, mas como Deus tem me dado o prazer de viajar, posso comparar as cidades e dizer que Rondonópolis é muito gentil com seus habitantes.

Há municípios onde a vida é tão dura, que o funcionário atura o patrão, mesmo que ele seja insuportável, porque sabe que se perder aquele emprego, será ou pode ser um ano difícil, demorando muito a ter uma nova oportunidade.

Aqui é o contrário, aqui o patrão é que tem que aturar o funcionário, já vi funcionário “demitir” o patrão porque o achou antipático, sem medo algum, pois essa abençoada cidade só não trabalha quem não quer, a oferta de emprego é superior a demanda.

Em São Paulo, (nasci lá, mas me apresento como rondonopolitano) fiquei com fama de metido ao dizer que venho de uma cidade de 200 mil habitantes, onde Toyota Hilux, e Corolla “é mato”, uma cidade com 6 bilionários, e as mulheres mais bonitas do país.

Leia também:  O presidente vai ficar impune? | Entendendo Direito

E agora o nosso assunto é uma cidade com 3 senadores.

Vamos entender o que tem a ver os senadores e o seu Direito.

Um senador é um representante do povo, não ri não, tá certo que ultimamente não dá para confiar em ninguém, mas é isso que ele é, um representante do povo, a diferença entre ele, o senador e o deputado federal, é que um representa a soberania popular e o outro representa os interesses da República, do próprio país considerado como União (um conjunto de entes administrativos, no formato de uma Pirâmide, aumentando o poder da base para o topo).

Nesse momento, Rondonópolis é um ponto fora da curva com os três senadores pelo estado de Mato Grosso, isso não acontece em nenhuma outra cidade do Brasil, principalmente se considerarmos o tamanho da população, nós temos a maior quantidade de senadores do país.

Não importa se você é simpático a um ou a outro, o destino do Brasil em época de impeachment será decidido pelo senado federal, e ninguém no Brasil tem mais senadores proporcionalmente falando que a cidade de Rondonópolis:

Segundo a Constituição Federal:

Leia também:  Uber, Rondonópolis precisa? | Entendendo Direito

Art. 52. Compete privativamente ao Senado Federal:

I – processar e julgar o Presidente e o Vice-Presidente da República nos crimes de responsabilidade, bem como os Ministros de Estado e os Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica nos crimes da mesma natureza conexos com aqueles; (Redação da EC 23/1999)

Não importa se você é a favor ou contra o impeachment, se você acredita que esse governo é um grande distribuidor de renda e está em um mal momento, ou se você acredita que esse governo é um péssimo gestor, corrupto e a crise é produto de sua mal gestão.

Os rondonopolitanos tem o privilégio de participar mais ativamente do processo do que qualquer outra cidade do país, pois a proximidade com esses senadores aqui é muito mais fácil, do que seria na grande São Paulo, por exemplo.

Participem, cobre de seu senador a postura que você espera dele.

Um Feliz Natal!

Deixo com vocês uma pequena lembrança, o nascimento do salvador.

Mateus 1:18

“Foi assim o nascimento de Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, mas, antes que se unissem, achou-se grávida pelo Espírito Santo”.

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.