Homens e mulheres que vivem em situação de rua em Rondonópolis e desejam mudar de vida contam com o apoio necessário no município. A referência principal para essas pessoas conquistarem mais dignidade é o Centro Pop que atendeu o total de 1.195 pessoas no período de janeiro a novembro de 2015 e conseguiu inserir dezenas de pessoas no mercado de trabalho e levar outras dezenas de volta para o seio familiar. A unidade ligada à Secretaria de Promoção e Assistência Social faz o acolhimento e os diversos encaminhamentos.

Danilo Ferreira de Oliveira que coordena os trabalhos no Centro Pop desde a instalação da unidade em agosto de 2014, avalia que a situação de moradores de rua na cidade melhorou de forma significativa neste período. “Ninguém em situação de rua pode dizer que ficou desamparado na cidade. Rondonópolis tem tudo para ajudar homens e mulheres que querem retomar uma vida mais digna. Existe uma referência de todos os serviços que é o Centro Pop. Portanto, é uma opção da pessoa ficar em situação de rua”, diz.

Leia também:  Dia Especial | Hemocentro abre as portas para receber doação de sangue neste sábado

Os números registrados neste ano somam a demanda espontânea daqueles que procuram o Centro Pop, localizado na rua Poxoréu, no centro da cidade, e a busca feita com a abordagem das pessoas que vivem em praças, calçadas e outros locais públicos. Até agora foram feitas 2.280 orientações e encaminhamentos de pessoas que desejavam ter um trabalho ou retornar à terra de origem.

Entre janeiro e novembro foram feitas 99 abordagens pela cidade. Os trabalhos de orientação e conscientização resultaram em 88 inserções no mercado de trabalho; 155 encaminhamentos para tratamento de dependência química e 272 passagens concedidas para aqueles que almejavam uma vaga de emprego em outras cidades e os que desejavam retornar para a convívio familiar, nas terras de origem. Dentre esses, 40 pessoas tiveram a chance de resgatar o vínculo com os parentes mais próximos. Outras 335 pessoas foram encaminhadas para fazer documentos pessoais.

Leia também:  Caravana da Transformação deve realizar 10 mil consultas em Rondonópolis

Encontro especial

Danilo de Oliveira anuncia que pretende reunir as pessoas acolhidas pelo Centro Pop num almoço especial no dia 18 de dezembro. O interesse é apresentar depoimentos daqueles bem sucedidos que conseguiram ingressar no mercado de trabalho e constituir família aos outros que ainda lutam para sair da situação de rua. O evento tem uma programação que começa ás 8 horas e conta com missa, palestras de estímulo e depoimentos importantes.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.