Paciente doando sangue.Foto:Varlei Cordova/AGORAMT
Paciente doando sangue.Foto:Varlei Cordova/AGORAMT

De acordo com dados do Ministério da Saúde, apenas 1,8% da população brasileira doa sangue e com o período das férias e das festas de fim de ano, as doações caem consideravelmente. Nesta época, a demanda por sangue fica maior, em virtude, dos acidentes de trânsito e de outros acontecimentos.

Para conseguir atender e manter o estoque em níveis adequados, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) reforça a importância da doação e convoca os doadores. Além dos fidelizados, os não doadores também são convidados a fazer a sua doação. Por isso, um único doador pode beneficiar até quatro pessoas.

Foto: Divulgação
MT Hemocentro – Foto: Divulgação

A preocupação, segundo a diretora do MT Hemocentro, Elianne Curvo, é garantir que os estoques nesta época de festividades e de viagens pois é quando há um grande volume de atendimentos de emergência e cirurgias, sendo necessárias as transfusões de sangue. “É fundamental que a população faça as doações antes que as festas comecem para evitar a redução dos estoques de sangue também no início do próximo ano”, disse a diretora por meio de nota de assessoria.

Leia também:  As origens cerebrais da corrupção

Segundo a assessoria, o MT Hemocentro tem a responsabilidade de coordenar a política de sangue em todo o estado. Isso significa atender a demanda de todas as unidades de saúde da rede do Sistema Único de Saúde (SUS), na capital e no interior, com quantidades adequadas de sangue para socorrer pessoas que precisam de transfusão.

Em Rondonópolis, o Banco de Sangue fez um apelo para as doações no início deste mês, conforme noticiou o site AGORA MT. As doações de todos os tipos sanguíneos são importantes, porém o negativo é o mais escasso.

Banco de Sangue Público de Rondonópolis - Varlei Cordova / AGORA MT
Banco de Sangue Público de Rondonópolis – Varlei Cordova / AGORA MT

O hemocentro de Rondonópolis fica localizado na rua Rio Branco, nº 2.802, próximo ao Pronto Atendimento. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h30, sem intervalo para o almoço.

Leia também:  Saiba quais são os sintomas da Hepatite A

O atendimento ao público da Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) do Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC) é de segunda a sábado e feriados, das 7h às 18h30. No MT-Hemocentro é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30, com exceção dos feriados.

Perfil do doador

– Maiores de 18 anos, adolescentes entre 16 e 17 anos com a presença dos pais ou com autorização firmada em cartório e maiores de 61 anos que tenham feito pelo menos uma doação até os 60 anos de idade.

– Pesar mais de 50 kg;

– Ter boa saúde e dormir bem na noite anterior;

– Estar sem ingestão de álcool nas últimas 12 horas antes da doação;

Leia também:  Saúde | Os benefícios do pilates na vida de quem pratica essa atividade

– Estar alimentado com comidas leves. Se a doação for feita  depois do almoço é preciso esperar 3 horas para a digestão.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.