alhoALHO

PREVINE DOENÇAS CARDIOVASCULARES

Ele reduz a concentração de colesterol ruim (LDL) no sangue e deixa o líquido mais fino, diminuindo o risco de infarto e derrame. “O tempero, além de fornecer fibras, cálcio, fósforo, potássio e vitamina B6, traz alicina, substância que estimula as células do sistema imunológico e evita a hipertensão”, diz Bárbara Barreto. Consuma: 1 dente cru por 3 meses. Prove com: batata, frango, feijão- branco, espinafre e cogumelos.

ERVA-DOCE

AJUDA O INTESTINO A FUNCIONAR MELHOR

O extrato da planta contém anetol, substância útil no tratamento de flatulências e cólicas, sobretudo em crianças. “A erva-doce também possui ação diurética e expectorante e se mostra eficiente contra cólicas menstruais”, diz a nutricionista Bárbara Barreto (SP). Ainda atua como calmante e ajuda a acabar com a insônia. Consuma: 1 colher (chá) por 1 mês. Prove com: carne de porco, frutos do mar, pães, bolos, arroz e lentilha.

PÁPRICA

ALIVIA DORES DE CABEÇA E BAIXA A PRESSÃO

Rica em ácido salicílico (o princípio ativo da aspirina), ela é antiinflamatória e analgésica, ideal para quem sofre com cefaleias. “Esse efeito é resultado de sua grande quantidade de vitamina C e do complexo B, mais magnésio, ferro e fibras”, explica o nutrólogo Alexander de Azevedo (SP). Por isso, também reduz a pressão. Consuma: 1 col. (chá) por 3 meses. Prove com: frango, pimentão, batata, cogumelos e macarrão.

Leia também:  Como identificar uma infecção urinária em crianças e adolescentes
Foto: Reprodução / Bolsa de Mulher
Foto: Reprodução / Bolsa de Mulher

GENGIBRE

SUAVIZA NÁUSEAS E ENJOOS

Com ação no sistema digestivo reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), ele dribla as náuseas. Para a nutricionista Bárbara Barreto, o tempero ajuda pacientes com câncer que fazem quimioterapia. “Rico em vitamina C e selênio, previne e alivia enjoos.” Consuma: 1 colher (sopa) por 2 meses. Prove com: frutas cítricas, melão, arroz, pera, peixes, brócolis e abóbora.

SEMENTE DE MOSTARDA

AGE CONTRA A RINITE E A ASMA

Os grãozinhos são fonte de selênio, indicado para controlar doenças respiratórias, como rinite e asma. Segundo Azevedo, estas sementinhas ainda baixam a pressão e restauram o sono. “Por serem anti-inflamatórias, elas geram bem-estar e amenizam dores frequentes, como as de enxaqueca.” Consuma: 1 colher (sobremesa) por 1 mês. Prove com: salmão, frango, legumes marinados e queijos.

PIMENTA-CAIENA

REDUZ DORES MUSCULARES E NAS ARTICULAÇÕES

Com vitaminas A, C, B6 e K, trata-se de um tempero ótimo para o tratamento de dores em geral. De acordo com Azevedo, pessoas que consomem esse vegetal todos os dias conseguem afastar doenças como artrite e artrose. “Muitas pomadas para alívio muscular têm a capsaicina, uma substância abundante na pimenta-caiena.” Consuma: 1 unidade por 1 mês. Prove com: ovo, cenoura, nozes, beterraba, verduras e milho.

Leia também:  Estar de bom humor turbina o poder da vacina da gripe

PIMENTA-PRETA

ACELERA O METABOLISMO

Fonte de magnésio, vitamina K, fibras e ferro, ela provoca o desejo de comer e ativa o metabolismo. “Também eleva a produção do suco gástrico, suavizando flatulências e enjoos”, diz o nutrólogo Alexander de Azevedo. Mais: a pimentapreta aumenta a secreção de ácido clorídrico no estômago, favorecendo a digestão. Consuma: 1 colher (chá) por 1 mês. Prove com: queijo de cabra, mel, ovos, morango, biscoitos, pães e carnes.

Foto: Vaivirga/Thinkstock/ Getty Images
Foto: Vaivirga/Thinkstock/ Getty Images

COENTRO

COMBATE PROBLEMAS DIGESTIVOS

As sementes da erva são um ótimo estimulante, especialmente para o sistema digestivo. “O coentro trata diarreias e inflamações intestinais, como espasmos e cólicas, e exerce ação desinfetante sobre os intestinos”, destaca Azevedo. Fonte de açúcar e vitamina C, o grão ainda combate vermes. Consuma: 1 colher (chá) por 15 dias. Prove com: bife, curry, pepino, grão-de-bico e frutas cítricas.

CRAVO-DA-ÍNDIA

MELHORA A FUNÇÃO DA GLÂNDULA TIREOIDE

Essa especiaria, segundo pesquisa da Universidade Miguel Hernández (Espanha), mostrou que a especiaria é um eficiente antioxidante: melhora a função da tireoide, resultando na rápida queima de gordura, traz energia e atua como analgésico. “Ele também previne o colesterol ruim”, ressalta o nutrólogo. Consuma: 1 colher (chá) por 15 dias. Prove com: abóbora, presunto, carne, laranja, maçã e feijão.

CURRY

EVITA ALZHEIMER E OUTRAS DOENÇAS DEGENERATIVAS

Uma pesquisa da Universidade da Califórnia (EUA) revelou que o óleo de curcumina, presente no curry, auxilia no tratamento do mal de Alzheimer, já que protege o cérebro de doenças neurodegenerativas. Ele ainda age como antioxidante, tratando e prevenindo enfermidades degenerativas. Consuma: 1 colher (chá) por 3 meses. Prove com: couve-flor, abóbora, cenoura, manga, carnes e batata.

Leia também:  Dia dos Avós: a importância da relação com os netos para a saúde

COMINHO

FORTALECE O SISTEMA IMUNOLÓGICO E DÁ ÂNIMO

É fonte de ferro, mineral que desempenha papel importante nas funções vitais do corpo. Para a nutricionista Bárbara, as mulheres devem consumir o tempero em abundância no período menstrual, uma vez que a perda de ferro pelo sangue é grande. “O cominho auxilia também no combate à fadiga e turbina o sistema imunológico.” Consuma: 1 colher (chá) por 15 dias. Prove com: carne, ovo, frango, batata, beterraba, verduras e grãos.

canelaCANELA

AFASTA INFECÇÕES URINÁRIAS

Segundo pesquisadores da Universidade do Kansas (EUA), ela é excelente contra a bactéria E. coli. Além de provocar males digestivos, a E. coli é causa de 85% dos casos de cistite, já que pode migrar do intestino para a bexiga. Fonte de fibra, ferro, cálcio e manganês, a canela também tonifica o cérebro. Consuma: 1 col. (chá) por 2 meses. Prove com: chocolate, castanhas, laticínios, pimentão, banana e cordeiro.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.