Levar choque não é uma coisa comum e não faz parte da rotina de ninguém se deparar com essa cena. Por isso, o Corpo de Bombeiro Militar orienta a população para os cuidados com as descargas elétricas. Além disso, os profissionais destacam as formas de realizar o socorro às vítimas que estejam grudadas no ato do choque na eletricidade, e as consequências diretas, indiretas e aplicação do atendimento.

O tenente-coronel BM Silvio Bernardes, especialista em primeiro socorros, explica que ao se deparar com uma vítima tomando uma descarga elétrica e que esteja ligada ao condutor de energia, não pode tentar tirar a pessoa da situação com as próprias mãos, para não receber a descarga também. Sendo assim, Bernardes assegura que a única forma de retirar a vítima da situação de risco é com um pedaço de madeira ou algo de borracha, objetos que não conduzem a energia.

Leia também:  Motorista se envolve em acidente e tem carteira recolhida por omissão de socorro

“Você vê a pessoa grudada ao fio que conduz a energia. Se tentar pegar na vítima será outra vítima, porque também levará o choque. Então, em primeiro lugar, tente desligar o condutor de energia, caso não consiga, use uma madeira forte ou borracha para desvencilhar a pessoa do condutor de energia”.

Outra dica está no primeiro atendimento à vítima após o choque elétrico. Ele afirma que as consequências podem ser diretas, com isso, acontecer a parada cardíaca, queimaduras externas e internas, lesões musculares e neurológicas.

Além das indiretas, neste caso traumas pela queda, falência de órgãos e consequências psicoemocionais. “É necessário que sejam acionados imediatamente o bombeiro pelo 193 e o Samu no número 192. São os profissionais especialistas para retirar uma vítima nesta ocorrência e atendê-la após o trauma causado pelo choque elétrico”, completou.

Leia também:  Mata Grande | Foragidos capturados invadiram residência e fizeram refém
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.