Agora MT Mundo Confira os 10 líderes mais admirados no mundo: Obama está em 1°e...
MUNDO

Confira os 10 líderes mais admirados no mundo: Obama está em 1°e Dilma está em 8º lugar

Da redação com R7
VIA

Reprodução
Reprodução

1. Barack Obama
O presidente americano Barack Obama é o líder mais admirado no mundo, segundo o Ibope Inteligência. A pesquisa, organizada pela WIN (Worldwide Independent Network of Market Research), foi realizada em 65 países e apontou que três em cada cinco entrevistados — cerca de 59% — são favoráveis ao líder democrata. Apenas 29% se afirmaram contrários ao governo de Obama. No Brasil, o índice de aprovação foi ainda maior. O presidente americano é bem visto por 66% dos brasileiros.

 

Reprodução
Reprodução

2. Angela Merkel
Considerada a personalidade do ano pela Revista Time, a chanceler alemã Angela Merkel compõe o segundo lugar no ranking, com 42% de aprovação em todo o mundo. Merkel vai para o 11º ano no comando de uma das maiores potências europeias, a Alemanha — país que recebeu o maior número de refugiados com a crise no Oriente Médio. Apenas 29% dos entrevistados são contra o governo de Merkel.

 

 

 

 

Reprodução
Reprodução

3. David Cameron
Em terceiro lugar, ficou o primeiro-ministro britânico, David Cameron, que está no cargo desde 2010. O inglês é bem visto por 37% da população global, com apenas 28% de reprovação. O primeiro-ministro obteve os melhores resultados no sul da Ásia, com 53% de aprovação, e na América do Norte, com 46%.

 

 

Reprodução
Reprodução

4. François Hollande
Os franceses deram uma nota ruim ao presidente François Hollande no quesito liderança. O socialista recebeu 35% de aprovação no mundo, mas não foram os franceses os responsáveis por esse índice. Hollande tem 29% de reprovação.

 

 

 

 

 

 

 

Reprodução
Reprodução

5. Vladimir Putin
Iniciando o ranking dos menos queridos em todo o mundo, o presidente russo Vladimir Putin tem 43% de reprovação entre os entrevistados. Os menores índices de popularidade vieram da União Europeia (67%) e da América do Norte (65%). Contudo, a fama do líder russo na China é boa, com 55% de aprovação.

 

 

 

 

 

 

Reprodução
Reprodução

6. Xi Jinping (China)
O líder do partido comunista chinês, Xi Jinping, lidera o país que mais cresce entre os BRICs desde 2013. No entanto, sua popularidade não é das melhores: apenas 27% da população mundial é favorável ao governante chinês — 30% dos entrevistados reprovam a gestão Jinping.

 

 

 

 

 

 

Reprodução
Reprodução

7. Narendra Modi (Índia)
O primeiro-ministro da Índia ocupa a sétima colocação na pesquisa, com 24% de aprovação e 20% de reprovação. Seu partido, o Partido do Povo Indiano, é maioria absoluta no Parlamento do país — fato que ocorre pela primeira vez na Índia desde 1984.

 

 

 

 

 

 

Reprodução
Reprodução

8. Dilma Rousseff (Brasil)
A oitava posição fica por conta da presidente do Brasil, Dilma Rousseff, que tem apenas 24% de aprovação no mundo. Contudo, o que a fez ficar abaixo do líder indiano no ranking foi o índice de reprovação, que chegou a 23%. No Brasil, o governo da petista é reprovado por 76% dos brasileiros.

 

 

 

 

Reprodução
Reprodução

9. Rei Salman bin Abdulaziz al Saud (Arábia Saudita)
O rei da Arábia Saudita tem 20% de aprovação em todo o mundo. Ele assumiu o trono no ano passado, e no início de 2016, o país cortou relações com o Irã após executar um clérigo xiita acusado de terrorismo. Al Saud é reprovado por 31% da população global.

 

 

 

 

 

 

 

Reprodução
Reprodução

10. Hassan Rouhani (Irã)
Com 19% de aprovação, o presidente do Irã é o último da lista e o mais impopular do mundo. Ele está à frente do Irã desde 2013, e agora sofre com o apoio de países árabes à Arábia Saudita no rompimento das relações diplomáticas com o país.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas