Agora MT Política Dilma sanciona lei que cria nova Vara da Justiça Federal em Rondonópolis
POLíTICA

Dilma sanciona lei que cria nova Vara da Justiça Federal em Rondonópolis

Da assessoria
VIA

A presidente Dilma Rousseff sancionou, sem vetos, nesta quinta-feira (14), o projeto de lei para criação de mais uma Vara da Justiça Federal no município de Rondonópolis, na Região Sul de Mato Grosso. A proposta faz parte do processo de interiorização da Justiça Federal no país e foi comemorada pelo senador Wellington Fagundes, líder do Partido da República no Senado, que esteve no começo da semana no Palácio do Planalto discutindo o assunto.

“Em função dos cortes promovidos pelo Governo, havia um risco muito grande de o projeto ser vetado” – explicou o senador, que se reuniu com o ministro chefe da Casa Civil, Jacques Wagner. “Procuramos mostrar ao Governo a importância da iniciativa para essa que é uma das cidades mais importantes de Mato Grosso. E houve sensibilidade, por parte do executivo”, completou.

A Justiça Federal em Rondonópolis, de acordo com os dados apresentados pelo senador ao ministro da Casa Civil, tem cerca de 14 mil processos em tramitação, sob a responsabilidade de apenas um juiz titular. “O resultado é a lentidão no andamento das causas, comprometendo a efetividade da Justiça Federal em nosso município”, pontuou.

A 2ª Vara Federal de Rondonópolis deverá contar com um cargo de juiz federal e um cargo de juiz federal substituto. No projeto sancionado pela presidente serão gerados empregos para 17 cargos efetivos, dos quais 13 de analista e 4 de técnico judiciário; um cargo em comissão e 13 funções comissionadas.

O projeto tramita no Congresso Nacional desde 2013, por iniciativa do Superior Tribunal de Justiça. Na época, como deputado federal, Wellington Fagundes presidia a Frente Parlamentar Mista para o Aperfeiçoamento da Justiça Brasileira. “É importante destacar o trabalho do deputado Valtenir Pereira, que foi o relator dessa matéria na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara e muito ajudou para acelerar a aprovação do texto” – disse. O projeto, em seguida, foi remetido ao Senado Federal, onde foi relatada na pelo senador José Medeiros (PPS-MT).

Ao defender a sanção do projeto, Wellington enfatizou que Rondonópolis é a cidade que mais cresce, hoje, do Centro-Oeste brasileiro. O parlamentar fez questão de destacar também a atuação do senador Blairo Maggi na efetivação da aprovação do projeto no Senado, assim como a atuação da bancada de Mato Grosso na Câmara.

Relacionadas

PL realiza ato de filiação em Rondonópolis e reúne apoiadores

O Partido Liberal (PL) realizou na última sexta-feira (22) um ato de filiação em Rondonópolis e reuniu apoiadores para a adesão de novos nomes...

Vereador Adonias pede a implantação do Projeto Escola Amiga dos Animais em Rondonópolis

Está tramitando na Câmara Municipal um Projeto de Lei apresentado pelo vereador Adonias Fernandes (MDB), na segunda-feira (25), para instituir na Rede Municipal de...

Bolsonaro vai à Justiça contra Lula após declarações sobre móveis do Palácio da Alvorada

O ex-presidente Jair Bolsonaro e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro apresentaram ao Juizado Especial Cível do Distrito Federal um pedido de indenização contra o presidente...

PF conclui inquérito e não indicia Bolsonaro por importunação de baleia jubarte

A Polícia Federal concluiu o inquérito para apurar se o ex-presidente Jair Bolsonaro importunou uma baleia jubarte durante um passeio de moto aquática em...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas