Agora MT Mundo Pior seca em 30 anos ameaça 10 milhões de pessoas na Etiópia
MUNDO

Pior seca em 30 anos ameaça 10 milhões de pessoas na Etiópia

Da redação com Terra
VIA

Reprodução
Reprodução

A pior seca em 30 anos na Etiópia ameaça a segurança alimentar de 10,2 milhões de pessoas no país, informou nesta sexta-feira a Organização da ONU para a Alimentação e a Agricultura (FAO), que apresentou um plano de emergência para proteger o gado e os cultivos.

A FAO assinalou em uma nota que o fenômeno El Niño, o mais forte das últimas décadas, causou perdas repetidas de cultivos e dizimou os rebanhos de gado nesse país do Chifre da África.

“As perspectivas para 2016 são muito desalentadoras”, disse o representante da FAO na Etiópia, Amadou Allahoury, completando que, após duas temporadas seguidas de perdas agrícolas, a campanha que começa agora será “decisiva” para evitar que a situação piore.

Como consequência de El Niño, caracterizado pelo aquecimento anormal das águas superficiais no Pacífico, a produção de cultivos na Etiópia caiu entre 50 e 90% em algumas regiões, e de forma total no leste, enquanto que centenas de milhares de cabeças de gado morreram.

Reprodução
Reprodução

Segundo as últimas estimativas, aumentou a porcentagem de população desnutrida e até o início da estação de chuvas em março próximo o acesso aos gramados e à água será mais difícil, por isso que os analistas antecipam que o gado e a produção de leite se reduzirão ainda mais.

O novo plano da FAO, que requer em uma primeira fase de emergência US$ 50 milhões, busca ajudar 1,8 milhão de agricultores e criadores de gado em 2016 para aumentar sua produção e sua renda.

A iniciativa também contempla medidas como a distribuição de sementes, rações e vacinas para animais, projetos de irrigação em pequena escala e programas para distribuir dinheiro em troca de trabalhos locais na melhora das infraestruturas e no acesso à água para o gado.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas