Açai na tigela com granola.Foto:Varlei Cordova/AGORAMT
Açaí na tigela com granola.Foto:Varlei Cordova/AGORAMT

O açaí é uma fruta nativa da região Norte do Brasil e a cada ano, vem conquistando o gosto dos brasileiros. Em Rondonópolis não é diferente, a fruta que é conhecida por suas propriedades energéticas passou a ser uma das iguarias mais populares, em especial aos adeptos de esporte.

A boa notícia que a fruta é rica em benefícios a saúde, ela pode ajudar no combate a anemia e a prevenir doenças como câncer e a anemia. Além disto, segundo uma pesquisa realizada no Pará, estado onde estão os maiores produtores da fruta, a antocianina – corante do açaí – ajuda a aumentar os níveis do bom colesterol. O açaí é rico em vitamina E que combate o envelhecimento das células.

Leia também:  Compare acerola e pitanga

Segundo os pesquisadores, a recomendação é um copo de suco de açaí por dia, contudo, não há problema em misturar a fruta com outros alimentos, a única dica é não exagerar nas porções.

Açai na tigela.Foto:Varlei Cordova/AGORAMT
Açai na tigela.Foto:Varlei Cordova/AGORAMT

Em Rondonópolis, a proprietária Lenita Gnovatt, que possui uma loja e um quiosque especializado em açaí no shopping da cidade, conta que o açaí vem batido com xarope de guaraná e acompanhado da granola. A receita faz sucesso. Ela conta que a opção que mais vende é o Açaí na tigela tradicional, em média, uma porção de 500 gramas custa de R$ 15 a 20.

“O preço é de acordo com as variações, em geral, as pessoas pedem muito açaí com frutas, mel e granola, ” conta a empresária.

Leia também:  Saiba como está a pesquisa da vacina brasileira contra a dengue

No estabelecimento, ainda há outras opções de consumo da fruta, como sucos, e expresso. Os amantes dos esportes encontram as vitaminas energéticas de açaí combinados com vários alimentos.

Cliente consumindo Açai.Foto:Varlei Cordova/AGORAMT
Cliente consumindo Açai.Foto:Varlei Cordova/AGORAMT

A fruta pode ser consumida a qualquer hora do dia, em geral, segundo Lenita o maior fluxo ocorre depois das 15h. “Quem pratica exercícios, acaba de sair da academia, vem muito nesse horário, outros gostam muito de substituir a janta pelo açaí também, ” conta a empresária.

O assistente administrativo Anderson, morador de Primavera do Leste, esteve no estabelecimento e contou que costuma consumir a açaí há mais de 10 anos, mas não tinha conhecimento de todos os benefícios da fruta. Entre as preferências, ele disse que varia. “Gosto mesmo do tradicional, mas às vezes, peço um combinado com outros alimentos, ” disse o cliente.

Leia também:  Os tratamentos que os seguros terão de oferecer em 2018
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.